tag:blogger.com,1999:blog-2268024342179628104.post5553620906579839080..comments2023-10-31T07:23:51.939+00:00Comments on Colectividade Desportiva: Desporto Escolar em Risco!Unknownnoreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-2268024342179628104.post-51132759194823006052011-01-28T17:08:03.004+00:002011-01-28T17:08:03.004+00:00Afinal, para a Ministra da Educação, o desporto es...Afinal, para a Ministra da Educação, o desporto escolar não é das coisas menores, pertence às coisas superlativas.<br /><br />Com efeito, a Ministra, na sua ignorância, considera, relativamente aos apoios subsidiários às escolas privadas, que serão reduzidos porque o Estado não alimenta os privilégios que concedem aos alunos: aulas de golfe, de equitação e de natação.<br /><br />Está explicada a aversão da Ministra da Educação: o desporto escolar era um privilégio.<br /><br />Considerando porém que o golfe, a equitação e a natação eram altos privilégios<br /><br />considerando que o Estado não está interessado em aplicá-los nas escolas públicas, porque são mordomias;<br /><br />considerando que no panorama comparativa, na matéria desportiva, a escola pública, cortando o desporto escolar, ficaria numa situação de inferioridade relativamente às privadas, optou então em outorgar-lhe o desporto escolar.<br /><br />É evidente que o caso não é pontual nem tem como alvo a Ministra da Educação, mas sim o Estado, porque, quando a Ministra fala, torna-se o porta-voz do Governo, é a representante da vontade governamental.<br /><br />É uma cadeia de comando. As escolas devem obediência à Ministra, a Ministra, ao Governo, e o Governo, à sua consciência. É uma cadeia fechada, sem saída, um labirinto.<br /><br />Na mitologia grega, o arquitecto Dédalo - o Estado - inventou o Labirinto, sem saída, para aprisionar o Minotauro - o mundo escolar.<br />O mundo escolar, como o Minotauro, é um monstro que o Estado dificilmente suporta, por isso o <a href="http://www.youtube.com/watch?v=3krV_hXhZn0" rel="nofollow">agride e maltrata</a>.joão boaventurahttps://www.blogger.com/profile/14393287890567323695noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2268024342179628104.post-83097375668110523832011-01-20T16:02:56.990+00:002011-01-20T16:02:56.990+00:00Quem já leu o texto que recomendei no comentário a...Quem já leu o texto que recomendei no comentário anterior, tê-lo-á revisto ou visto nos textos dos nossos colegas que formaram os grupos de trabalho para a realização do Desporto Escolar, até agora produzidos. Penso, e porventura mal, que não cabe a quem os elabora perder tempo com explicações, argumentações pedagógicas e didácticas – bem entendo que têm por objectivo atingir o desentendimento governamental, mas na minha óptica são pérolas a porcos – porque o regulamento é feito para colegas que vão participar no desenvolvimento do Desporto Escolar, e não para o Governo que não tem tempo para coisas menores.<br /><br />Isto se diz porque, se o Governo faz vista de mercador aos textos gerados pelas grandes instituições sobre a utilidade do desporto ou da ginástica, ou da saúde, tão em voga (a antiga moda era a higiene), porque as considera coisas microscópicas, com mais fundadas razões negar-se-ão – em especial o não especializado Ministério da Educação – a ler os considerandos escritos para justificar a necessidade do Desporto Escolar. <br /><br />É por isso que sinto um profundo desgosto quando nos vemos – também me incluo - a fazer destes blogs um muro de lamentações, porque ficamos com a sensação de vazio, do oco, do nada, porque tudo fica como está. <br /><br />Podem dizer que a Ministra recuou e já admite avançar com o Desporto Escolar, depois de reclamações apresentadas, o que aliás considero uma demonstração de como somos tratados como crianças às quais se lhes dá bolachas para se calarem.<br /><br />É necessário saber em que mundo vivemos já que os Senhores do Mundo já estabeleceram os Projectos e as Estratégias para o <a href="http://www.syti.net/Targets.html" rel="nofollow">controle global da sociedade</a>, bem como os <a href="http://www.syti.net/IdeologieMdM.html" rel="nofollow">princípios-chave</a> para os aplicar, e os sentirmos lentamente como aconteceu à <a href="http://www.youtube.com/watch?v=xp97IcRSYpg" rel="nofollow">rã cozida</a>.<br /><br />Não ficaremos cozidos, mas adormecidos.joão boaventurahttps://www.blogger.com/profile/14393287890567323695noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2268024342179628104.post-45203664112366250942011-01-19T19:08:32.241+00:002011-01-19T19:08:32.241+00:00Nos primeiros dias deste corrente mês de Janeiro a...Nos primeiros dias deste corrente mês de Janeiro a União Europeia resolveu apresentar, em todos os idiomas europeus, as Recomendações, apresentadas e aprovadas pelo “Grupo de Trabalho da UE, Desporto & Saúde” sobre as <a href="http://ec.europa.eu/sport/library/doc/c1/pag_pt.pdf" rel="nofollow">Orientações da UE para a promoção da actividade física</a>, onde se desenvolvem quais as “Acções recomendadas para apoiar a actividade física benéfica para a saúde”.<br /><br />Documentos deste teor são conhecidos e nascem todos os dias, desde o séc. XVIII, para conhecimento universal, e produzidos pelas mais insuspeitas instituições internacionais, ONU, UNESCO, UE, OMS, e <a href="http://www.syti.net/Organisations.html" rel="nofollow">outros</a> que ora não recordo.<br /><br />Isto para dizer que, desde 1950, venho ficando submerso em toneladas de papéis do mesmo teor, como os panfletos publicitários com os quais nos tentam seduzir, com a diferença de que os de fonte institucional, como o da EU e similares, são meras informações sem qualquer utilidade pública a não ser para justificar o trabalho cerebral de quem os faz, auferir os ganhos que resultam da sua situação institucional, ou mera afirmação científica dos investigadores.<br /><br />Para não me alongar mais, e para quem não quiser perder tempo a ler as inúteis recomendações da EU, aconselho uma vista de olhos de soslaio (que é a forma dos Governos olharem para os papeis), e que ao presente post diz respeito e está ínsita a pp 24 e 25, sob o subtítulo 3.3.1. Promoção da actividade física nas escolas.joão boaventurahttps://www.blogger.com/profile/14393287890567323695noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2268024342179628104.post-66938289630488834622011-01-17T19:17:55.747+00:002011-01-17T19:17:55.747+00:00Para este Governo é o quanto pior melhor.
Só agora...Para este Governo é o quanto pior melhor.<br />Só agora é que descobriram e começam paulatinamente a aceitar que Portugal estava num plano inclinado para a miséria, à custa do endividamento público e privado e da roubalheira politico-partidária. Que se vai manter...<br />A crise será só para "os outros" que não "eles", os responsáveis pelo descalabro.<br />De qualquer forma, a situação financeira a que o Estado e o País chegaram é de tal forma grave que o fim do Desporto Escolar na componente lectiva é apenas um pormenor...<br />O pior vai ser o aumento do desemprego para os 20% durante 2011 e o corte progressivo dos ordenados dos funcionários públicos e de toda a população por arrastamento. E a recessão económica.<br />A partir de 2012 as preocupações já só se vão limitar a ter (ou não) para comer.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2268024342179628104.post-83932872448690743412011-01-17T15:54:40.691+00:002011-01-17T15:54:40.691+00:00O DE tem muitas regulamentações próprias, tantas q...O DE tem muitas regulamentações próprias, tantas quantos os grupos convidados e encarregados de as fazer.<br /><br />Cada Governo nomeia um grupo, e como a sociedade funciona com a rotatividade ideológica, quando o Governo muda, outro será o grupo.<br /><br />Fica assim esclarecido que, em primeiro lugar está a ideologia, e em segundo, tudo o resto, porque cada ideologia é que tem a chave do conhecimento actual e futuro.<br /><br />Na concepção de Norbert Elias a sociedade trabalha em permanente configuração, pelo que, cada Governo introduz a sua configuração na sociedade.<br /><br />É como na informática, quando fazemos a configuração de qualquer sistema, para que tudo funcione em perfeita sintonia.joão boaventurahttps://www.blogger.com/profile/14393287890567323695noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2268024342179628104.post-51897010248597109832011-01-16T21:40:57.117+00:002011-01-16T21:40:57.117+00:00O ME vai eliminar pelo menos 5000 postos de trabal...O ME vai eliminar pelo menos 5000 postos de trabalho, mas não vai despedir professores: basta não colocar os últimos 5000 contratados...<br />A Sr.ª Ministra diz que "O Desporto Escolar não só continuará a existir como terá regulamentação própria, que estará já em preparação": nós pensávamos que o DE já tinha regulamentação própria...<br />O DE vai passar para a componente não lectiva: no 1.º Ciclo já é assim. A maioria dos professores tem 2 tempos de 45 minutos, para lá das 25 horas, em que fazem Apoio ao Estudo integrado nas Actividades de Enriquecimento Curricularque e que ajudam manter estes alunos armazenados na Escola durante 41.15h por semana (onde pára a semana de 40h de trabalho?).<br />Conclusão: a componente não lectiva pode ser transformada em «componente lectiva», embora não sendo componente lectiva porque é componente não lectiva (mesmo com alunos, mesmo com objectivos, competências, conteúdos e actividades)...Armando Inocenteshttps://www.blogger.com/profile/12309323827316596136noreply@blogger.com