sábado, 20 de novembro de 2010

A candidatura

Um texto de Luís Leite.

O que pode trazer de bom para Portugal uma eventual atribuição da organização pela FIFA do Mundial de Futebol de 2018 ou 2022?
Portugal é, actualmente, o país mais fraco da Europa em Desporto, com excepção dos micro-estados, seja qual for a perspectiva racional em que o tema seja abordado. É fácil prová-lo.
Em termos de cultura desportiva, para a quase totalidade da população, desporto é futebol, clubite, e Cristiano Ronaldo.
Os pivots da RTP, nos Telejornais, quando falam em Selecção já nem dizem a que modalidade se estão a referir. É só futebol.
A haver grandes investimentos governamentais em Desporto, tendo em atenção o verdadeiro interesse nacional e a mudança de mentalidades, deviam ser dirigidos para a criação de condições para uma progressiva afirmação nas modalidades olímpicas, com uma estratégia clara de desenvolvimento, pensando sobretudo nos Jogos Olímpicos, essa sim, a grande montra mundial do desenvolvimento desportivo.
Mas não.
Para além do mexa-se e caminhadas, a aposta vai para a organização, a meias com a Espanha, já que o nosso passado desportivo é, comparativamente com os outros países europeus uma desgraça, de um evento que só vai trazer para Portugal:

1) A possibilidade de recuperar e actualizar tecnologicamente alguns dos Estádios do Euro 2004, então já com 14 ou 18 anos;
2) Dar visibilidade a personagens que são autênticas nulidades e que são responsáveis pelo atraso do desporto português;
3) Em época de crise, com um endividamento externo incomportável, encomendar prejuízos de centenas de milhões de euros, que o povo terá também um dia de pagar.

Sejamos contra este inacreditável desígnio nacional, mais uma machadada asfixiante no desporto olímpico português em favor da futebolite.
Revoltemo-nos e sejamos capazes de fazer ouvir a nossa revolta!

4 comentários:

F. Oliveira disse...

FONTE: Colectividadedesportiva.blogspot.com - Luís Leite -

"Com o devido respeito, tudo isto não passa de uma treta pegada, que não leva a nada de concreto".

"Temos é que procurar nivelar por cima, sendo exigentes e selectivos, mostrando o mérito onde ele existe".

"Meritocracia selectiva sim!
Nivelamento por baixo massificado não, obrigado!
Já chega!!!
Também no Desporto".

Luís Leite disse...

Alguém compreende este comentário?

Anónimo disse...

Percebo a sua tentativa de massificar a revolta das massas.
Mas isso sou eu um anónimo.
O que critica noutro post (nas suas palavras) é aplicado aqui.

Luís Leite disse...

Anónimo 3:

Já basta que seja anónimo...
Seja mais concreto, por favor.
Qual post?