domingo, 10 de agosto de 2008

JO: Sara Oliveira, estreia brilhante!

Quem se move pela paixão do Desporto não perde a oportunidade de, 4 em 4 anos, assistir ao evento de maior magia e espectacularidade do mundo. São muitos e diversificados os condimentos e os interesses em presença antes, durante e após a realização e transmissão desta competição desportiva. Em Pequim, desfilaram 204 representações nacionais, 10.624 atletas, ciosos de realizarem as suas melhores prestações desportivas e de "viverem o seu momento", e estima-se que 4 milhões de espectadores assistirão a este Jogos. Pela sua magnitude, e sobretudo pelo carácter imprevisivel dos resultados que cada atleta ou cada equipa pode obter, não há qualquer outro espectáculo que se lhe assemelhe.
É a capacidade de superação, a resistência e a persistência de verdadeiros campeões e campeãs que maravilham o mundo com novos records, novas proezas, sempre introduzindo inovações técnicas e tácticas que nos fascinam.
Foi assim, que a Sara Oliveira, mais uma vez, surpreendeu e maravilhou os seus admiradores e registou um grande feito na sua estreia nos Jogos na prova dos 100m mariposa. Só uma atleta excepcional consegue, ainda por cima logo no começo desta competição, não se amedrontar com aquele extasiante ambiente, com a pressão competitiva de ver e estar com atletas que com ela competirão cujas condições de treino e de vida são incomparavelmente melhores e mesmo assim se supera, ao ponto de retirar 18 centésimos de segundo ao seu record nacional absoluto. Simplesmente brilhante!
Porém, não é apenas a atleta de excepção que nos impressiona. É também a estudante cumpridora, serena e exemplar, finalista do curso de Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, é a colega e amiga muito estimada e respeitada pelos demais, e é naturalmente, e acima de tudo, a mulher que nesta campeã desperta e que nos continuará a proporcinar muitas alegrias e façanhas. Parabéns para a Sara, para os seus técnicos e dirigentes e, claro está, para os seu pais e familiares.
Que nunca as forças lhe faltem, a motivação não finde e o sorriso de felicidade contagiante com que nos presenteia não esmureça. Força Sara, na próxima terça feira, e pela vida fora, estaremos aqui para te aplaudir.


4 comentários:

Anónimo disse...

"Um desafio comparativo"

Aos nossos atletas, que soam as estopinhas e vencem as enormes barreiras das incapacidades dirigentes e das insuficiências organizativas, é justo, muito justo, que se exaltem os seus feitos e proezas, mesmo que sejam vitórias pessoais apenas.
Mas para quem se preocupa com o evoluir do nosso desporto e procura encontrar as suas fraquezas e fragilidades dirigentes, administrativas, organizacionais e estratégicas, permito-me sugerir,modestamente, que acompanhem o tratamento dado à participação nacional em Pequim no nosso Portugal 8sites da secretaria de estado, do IDP e Comité Olímpico, nomeadamente) e o que está, ao mesmo tempo, a ser dado pelo UK Sport no Reino Unido. Aí se podem ver as políticas desportivas, as suas metas, a gestão dos programas olímpicos e o destaque instantâneo das proezas dos respectivos atletas. E o objctivo de em Pequim subirem ao oitavo lugar no ranking das nações e de em 2012 em Londres irem até ao terceiro lugar. Claro que isto não está ao nosso alcance, mas os processos de gestão e organização e o destaque dado aos desportistas, os atletas, é incomparável.
Para quem tiver interesses em estabelecer as devidas comparações bastará clicar www.uksport.gov.uk.
O site do COP há momentos estava inacessível por demasia de acessos. É demasiado para falta de hábito ou quê?!

J. Pinto Correia

Maria José Carvalho disse...

Caro J. Pinto Correia,

Obrigada pela sua sugestão. Irei sim fazer esse acompanhamento, mas só daqui a uma semana. Agora estou de partida para Sófia, mas não perderei de todo de acompanhar os JO num País que já foi uma grande potência desportiva em determinadas modalidades. Estou muito curiosa para ver que atenção dão os búlgaros a esta competição e tudo o que lhe está associado. Ainda que entre portas comece a desmoralizar pelos tristes cenários políticos e organizativos do nosso alto rendimento, ainda continuo fascinada pelos/as atletas que dedicam parte da sua melhor fase de vida ao Desporto.
Permita-me, contudo que lhe diga que é impossível comparar o que é incomparável...
Cumprimentos olímpicos e volte sempre.

antonio cunha disse...

Pois é Prof. Maria José Carvalho as suas reflexões oportunas e tentadoras para dar um palpite ou opinião do que são as suas preocupações sobre tudo o que diz respeito ao DESPORTO sua grande paixão depois de ter conquistada outra que é a sua família e o futuro campeão Ricardo.
A sara Oliveira é uma atleta e mulher de eleição comprometida com os seus estudos e com a natação, mas infelizmente pouca gente sabe que ela para se preparar para os JO Pekim não fez o estagio e concluir a licenciatura e assim perdeu um ano, que melhor estágio teria feito a nossa Sara se tivesse sido possível realizar um estagio alternativo "relatório da actividade e preparação para os jogos Olímpicos" nem o ministério do Ensino superior ,assim como a Faculdade está preparada para isso e deste modo para alem do brilhante desempenho nos jogos olímpicos com 2 recordes nacionais ,compensou a perda do referido estágio, tudo por falta de flexibilidade e cooperação das estruturas de apoio aos atletas Olímpicos e não só.
È preciso entender e sentir a ALMA dos verdadeiros atletas representantes do País e trata-los a um nível superior pelo mérito demonstrado.
Parabéns, lutadora danada por tudo que diz respeito ao desporto, expondo as suas ideias e não se submetendo ao comum dos mortais.
Á SARA Oliveira, façam o que devem fazer, permitir o Estagio alternativo, com o Relatório da sua preparação para os JOB 2008, em que todos aprendemos e as novas atletas agradecem.
AC

Anónimo disse...

Aquando dos Jogos Olímpicos, a visão unitária de Desporto por parte de muitos portugueses parece ganhar outros contornos.
Afinal, o futebol não é a única modalidade que se pratica por terras lusas, temos mais modalidades e mais atletas mas esses são alvo de criticas infindáveis.
Sendo pois criticar, uma tarefa mais simples que apoiar o que é nosso a história vai-se repetindo.
Acompanhar de perto uma atleta que ao longo dos últimos quatro anos lutou para conquistar o seu lugar no mundo olímpico, faz-nos sentir especiais pois partilhamos as suas ansiedades, os seus receios, as suas derrotas mas acima de tudo as suas vitórias.
Muitas foram as vezes que a Sara ponderou deixar a natação, porque apesar de ser detentora de todos os recordes nacionais no seu estilo, os apoios humanos e materiais nem sempre foram suficientes para responder às suas necessidades pessoais e profissionais.
Sendo do leque de atletas portugueses que deram o seu melhor, mostrou a sua garra, teimosia e persistência que a caracterizam, superou-se batendo os seus recordes e alcançando o que junto sonhamos ser "Atleta Olímpica".
Muitos Parabéns à Sara.