segunda-feira, 8 de junho de 2009

Desporto e Autonomia Insular

Num País em que a produção bibliográfica relativa ao desporto é escassa e no qual, frequentemente, o desporto das regiões autónomas é olvidado e relegado para segundo plano, mesmo quando apresenta modelos e práticas exemplares, é de muito bom grado darmos conta de obra recentemente dada a estampa. Trata-se do livro intitulado “Desporto e Autonomia Insular” e da autoria de Francisco Fernandes.


Fruto do trabalho de doutoramento do autor, a dita obra, essencialmente descritiva, efectua comparações entre o nível desportivo, entendido como um indicador privilegiado do estádio de desenvolvimento desportivo de um país ou região que traduz a relação entre os praticantes desportivos de base e os praticantes de elite, de cinco países - Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia - e dez regiões - Madeira, Açores, Canárias, Baleares, Córsega, Martinica, Guadalupe, Sicília, Sardenha e Creta. Foi tido em consideração os níveis de autonomia política de cada região e a partir da avaliação desportiva dos resultados dos “Jeux dês Îles” estabelecida a relação com o nível desportivo das regiões investigadas.


Das várias conclusões apresentadas, relativamente ao período estudado dos dois ciclos olímpicos de 2000 e 2004 e em relação à amostra dos cinco países e dez regiões insulares do estudo, destacamos que a Grécia apresenta o nível desportivo mais elevado (49,49%; 48,33%), seguida de Espanha (32,38%; 31,95%), da França (32,35%; 32,18%) e de Portugal (28,47%; 28,47%), sendo o mais baixo pertencente a Itália (25,19%; 24,98%).
Das Regiões os valores mais elevados pertencem a Creta (entre os 48% e os 49%) e os mais baixos de Sardenha (entre os 25%), sendo que a Madeira (a rondar os 35%) e os Açores (entre 28% e 30%) se situam no meio das regiões estudadas.


Em suma, quem tiver curiosidade ou quiser investigar a problemática do desenvolvimento desportivo terá esta obra como umas das valiosas fontes de informação.

6 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente, algumas linhas acerca das regiões autónomas. A excepção confirma a regra, os autores deste blog também não reflectem acerca do desporto da Madeira e dos Açores, o que interessa é o continente, o resto é paisagem.

Bruno Dias

ftenreiro disse...

Felicito o Francisco Fernandes pelo seu doutoramento e pelo tema do desenvolvimento desportivo que é para mim de interesse particular
irei procurar o livro para analisar os resultados produzidos



Quero referir um outro tema

as eleições passaram e o discurso do presidente da republica chamam a atenção para a ética dos comportamentos dos decisores públicos e privados

o desporto teve problemas graves nesta legislatura relacionados com o fracasso de algumas políticas, de fracassos agravados no funcionamento de alguns dos seus mercados principais e de comportamentos de ética duvidosa de responsáveis desportivos

O povo português perdeu bem-estar e atrasou-se no trajecto europeu no que ao desporto diz respeito

Há falta de debate democrático e de debate qualificado em centros de diálogo reconhecidos

nestes centros de diálogo não são apresentados os projectos de longo prazo de que fala o presidente da republica.

o governo dirá que o seu programa de longo prazo é o seu programa de governo.

o professor adriano moreira diz que quando visitou as colónias encontrou uma distancia entre o que a legislação dizia e o que estava criado no territorio, daí ter-se preocupado com a abordagem sociologica.

2008 foi um ano em que o desporto português mostrou que não estava bem

dessa situação não se observa uma alteração em 2009

o desporto não pensa o país e as suas limitações e potencialidades em função do país

bons feriados

Anónimo disse...

Bruno Dias

Quando nós, aqui no continente, só sabemos das nossas coisas pela rama, por que carga de água, haveríamos de falar de ignotas longínquas paragens?

Anónimo disse...

EM PRIMEIRO LUGAR DAR OS PARABENS AO DR. FRANCISCO FERNANDES E SABER ONDE POSSO AQUIRIR ESTE LIVRO POIS JÁ O PROCUREI NA FNAC E NÃO ENCONTREI É PARA OFERECER A UM GRANDE AMIGO QUE ESTA A TIRAR O CURSO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FISICA.
TUDO DE BOM E QUE O DR.FRANCISCO FERNANDES CONTINUE A ESCREVER GRANDES LIVROS

Maria José Carvalho disse...

O livro em causa tem edição "O Desporto Madeira" Colecção Gestão do Desporto, Funchal. Janeiro 2009. Quanto aos locais de venda, lamento mas não possuo informações a este respeito.

Anónimo disse...

em relaçao ao livro do dr.francisco fernandes consegui adquirir no "desporto Madeira" na Rua do sabão 2 º andar