domingo, 23 de maio de 2010

José Mourinho


Podem não gostar do estilo, do jeito provocador, da arrogância, mas definitivamente deixaram de ter motivos para questionar o conhecimento e competência superiores no seu metier.

Próximo desafio: ser o único treinador a ganhar a liga dos campeões por 3 clubes diferentes. Quem irá ficar indiferente à continuidade da sua carreira?





5 comentários:

Luís Leite disse...

José Mourinho sim, sem qualquer dúvida, um grande treinador de primeiro plano mundial.
Mas atenção: não foi nem é o único que se afirmou ao mais alto nível mundial.
Nos desportos de 1ª linha temos grandes nomes, mais ou menos ignorados que não lhe ficam atrás, pelo menos os treinadores de campeões olímpicos, campeões mundiais e recordistas mundiais em disciplinas olímpicas.
No Atletismo, ainda mais universal que o Futebol e modalidade olímpica nº 1, temos Mário Moniz Pereira (Carlos Lopes e Fernando Mamede), José Pedrosa (Rosa Mota), João Campos (Fernanda Ribeiro), Sameiro Araújo (Manuela Machado), Fonseca e Costa (Carla Sacramento) e João Ganço (Nélson Évora).
Sem esquecer outros grandes treinadores de campeões mundiais individuais de corta-mato, estrada ou pista coberta: Fonseca e Costa (também Aurora Cunha), Bernardino Pereira (Albertina Dias), António Campos (João Campos), Bernardo Manuel (Rui Silva) e Abreu Matos (Naide Gomes).
Sem querer ser injusto para outros treinadores de campeões mundiais em modalidades olímpicas universais individuais (sobretudo o Judo e a Vela e a um outro nível o Triatlo), o Atletismo é um caso à parte de excelência em quantidade, pelo menos ao mesmo nível de José Mourinho.
Parabéns a José Mourinho pelo que já conseguiu e que foi muito.

Anónimo disse...

Este Sr. Luis Leite é um obcecado. Os nossos treinadores de atletismo são bons, mas podemos comparar os percursos deles com o percurso do Mourinho que se deslocou para o estrangeiro e onde quer que esteve foi sucesso atrás de sucesso. podemos comparar a pressão mediatica, todos os dias os jornalistas às dezenas a observá-lo e a interrogá-lo, mais a pressão de ganhar a todo o custo com a pressão que os nossos treinadores caseiros do atletismo. Tire as palas, tire as palas...não há em Portugal treinador semelhante a Mourinho.

António

Fernando Oliveira disse...

... e no Andebol (a minha modalidade) tivemos Matos Moura, Ângelo Pintado e António Cunha, no Hóquei em Patins António Raio, Torquato Ferreira e António Livramento, no Basquetebol Teotónio Lima, Jorge Araújo e Mário Palma... Tudo grandes treinadores, uns com títulos mundiais outros nem tanto. Estou de acordo com o comentário do Sr. António. Vamos deixar de lado as obsessões e festejar os êxitos do nosso "Xosé Mourinho" (não esquecer aquele acompanhamento musical dos tempos do Chelsea!), relembrar as condições peculiares de todos os desafios que foi sucessivamente (e com sucesso) enfrentando, o 1º dos quais foi o nosso glorioso FCP, esperar que possa ter continuidade junto de "nuestros hermanos", e desejar que outros treinadores portugueses de outras modalidades lhe sigam as pisadas.

Fernando Oliveira

Luís Leite disse...

Com o devido respeito (por quem o merece):

1) Começei e acabei elogiando e dando os parabéns a José Mourinho;

2) José Mourinho, com todo mérito, ganhou, até agora, três competições internacionais de clubes a nível europeu (2 principais e um secundário) e títulos nacionais e Taças em três países, como treinador principal;

3) Os nomes apontados por Fernando Oliveira, todos nomes importantíssimos do nosso Desporto, enquanto treinadores ou nunca ganharam nada de relevante para além de títulos nacionais ou Taças (Mário Palma afirmou-se ao mais alto nível em África), ou ganharam numa modalidade que só é praticada por uma vintena de países (o Hóquei em Patins), simplesmente desconhecida em quase todo o resto do mundo.
Mesmo o Andebol, modalidade olímpica, praticamente só tem nível elevado e verdadeira implantação na Europa e parte do norte de África (no sector masculino).
Pelo contrário, o Atletismo é praticado em 212 países e mesmo os pequenos países têm campeões do mundo e campeões olímpicos e isso não é mesmo nada fácil, uma vez que é, de longe, a modalidade mais praticada em todo o Mundo;

4) Assim, obrigam-me mesmo a reforçar a ideia de que é no Atletismo que Portugal tem os seus melhores treinadores (quatro títulos olímpicos e muitíssimos títulos mundiais e europeus individuais e colectivos);

5) Já agora uma curiosidade: todos os treinadores da NBA (por exemplo) têm vencimentos sensivelmente iguais ou superiores ao que José Mourinho vai ganhar para o Real Madrid;

6) Os "tugas" são mesmo obcecados pelo Soccer...

joão boaventura disse...

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

Bertold Brecht