quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sporting C. P., um caso que merece ser estudado

Independentemente da preferência do clube, o Sporting C.P. merece ser estudado e analisado ao pormenor, tentando perceber (se possível) o que se passou, passa e passará, até porque pode ser considerado um exemplo de gestão (expectativas? financeira? desportiva?) que pode servir de aprendizagem para que outros não repitam alguns dos seus erros.

O clube é mais do que simplesmente Futebol, mas à imagem do País, não lhe valem as vitórias noutras modalidades como o Futsal, Andebol na Europa, Atletismo e outras modalidades. Os problemas do Futebol são sempre prioritários e nem o bom trabalho desenvolvido na formação acalma os adeptos, pese embora a alteração estratégica de quase despachar muitos dos atletas que eram produtos da Academia esta época desportiva.

JEB foi quase sempre contestado. E atenção porque ganhou as eleições com 90% dos votos e passado alguns dias já era alvo de acusações. Costinha, que em Dezembro de 2009 tinha sido vetado pelo ex-futuro treinador dos verdes que acabou por ir para o Porto, assumiu a pasta do Futebol e, sendo verdade que sem dinheiro é mais difícil, acabou por falhar na gestão das contratações e saídas de jogadores.

Passaram demasiados Directores Desportivos ou do Futebol nos últimos anos. Pedro Barbosa, Sá Pinto, Costinha, etc...Muitos para tão poucos resultados. Diria mesmo que o melhor elemento, quer se goste quer não se goste, que passou nos últimos anos pelo Futebol Profissional do clube foi o agora seleccionador nacional. Ganhou pouco, mas ganhou algo. O clube assumiu uma fixação pelo desequilíbrio e desnorte que de x em x tempo volta ao local do crime e mesmo após as vitórias, há sempre uma temática que faz desalinhar o clube como organização total.


O clube no Futebol terá de assumir as suas forças e fraquezas, e uma delas - sempre na comparação com o Benfica e Porto - é que a capacidade financeira é menor e com isto, exige uma ponderação melhor na política de contratações. E acima de tudo, o que parece que poucos querem admitir publicamente mas o vão fazendo indirectamente, a gestão de expectativas. Das suas próprias expectativas e que são transmitidas para os seus adeptos.

Convém não esquecer que o clube e a sua estrutura do Futebol foi pioneira em Portugal, um exemplo de sucesso na área da formação de jovens, SAD, Academia, exemplos de gestão, exemplos que faziam que os estudantes de Gestão de Desporto gostassem de os estudar, falar e visitar os locais. Com o tempo, foi perdendo capacidade de agregar a sua massa adepta e começa a ser difícil explicar a tão pouca fraca adesão dos adeptos nos jogos em casa (pois fora, se exceptuarmos as claques, poucos acompanham a equipa).

8 comentários:

josé manuel constantino disse...

Aqui vai uma pista: o SCP é um exemplo, não único infelizmente, de uma organização que confunde gestão com liderança e não percebe que ambas são necessárias e que são coisas diferentes.O SCP sempre teve gestores a mais e lideres a menos.

José Alfredo disse...

Nada melhor do que um bom Benfiquista, para estudar este caso...hehehe Temos q os ensinar!!!!???

Tiago Antunes disse...

epá, ainda hoje cravaram 4 ao penafiel, esse colosso do futebol mundial (sem desprimor), com o Grimi a titular, sem presidente, apesar do "treinador"...e não jogaram o tales (?), o yannick, o saleiro e o regressado purovic. chegava aos 8

Sensei Ingénuo disse...

Então hoje não há pensamentos do "inocente" sensei?

Será que se reformou, como o docente-arquitecto?...

Armando Inocentes disse...

Há, sim senhor!
Como diz José Manuel Constantino, "um dos modos de matar uma discussão é não falar sobre as ideias mas sobre as pessoas que defendem esta ou aquela ideia. Procurando desqualificar as pessoas para deste modo fragilizar as ideias que defendem."
O que é típico dos que se escondem na capa do "anónimo"... pois gostam de picar para ver se espremem algum sumo...
A diferença entre gestão e liderança é directamente proporcional à diferente entre os que não conseguem dar a cara e os que se identificam e assumem as suas posições, tal como é proporcional à diferença entre os reformados e os reformados-mas-activos-positivos!

King Lion disse...

Estou muito sensibilizado pelo apoio dos benfiquistas mas se tivermos alguma coisa a aprender preferimos com o Hapoel pois pelos vistos são eles que vos ensinaram alguma coisa e tenho a certeza que ainda ides levar mais lições esta época.

Gilmar Aparecido Gallo disse...

Gostaria de transmitir a minha opinião baseada em mais 30 anos em gestão integrada em modelos de sucesso utilizando metodologia de excelencia e tambem atuando no futebol e pesquisando os modelos de sucesso em gestão no futebol barsileiro e pouca observação no futebol portugues.Estive em 2009 visitando as instalações do Benfica.
O sucesso de uma equipa não depende somente do nivel tecnico do elenco.O alto nivel gerencial de seus dirigentes( visão sistemica) ,da visão de medio e longo prazo do clube,o ambiente favoravel ao desenvolvimento de talentos . estilo de liderança treinador tambem eleva ou reduz o rendimento de uma equipa.O clube não pode ter influencia da politica do poder atingindo e fragmentando os objetivos dentro da organização.Precisãm ter muita habilidade para tratar com a imprensa e com os adeptos principalmente nos momentos cujos resultados estejam insatisfatorios.
Sugestão a nova direção:
Implante um projeto de execlencia gerencial,treinando todas as pessoas que estejam direta ou indiretamente trabalhando ao departamento de futebol.envolva todos os departamentos com foco total .trace os objetivos de curto prazo.introduza um grupo de trabalho responsavel pelo projeto.envolva a equipe de futebol tambem neste projeto.
Envolver no projeto pessoas preparadas emocionalmente para vivenciar momentos de dificuldades .Criar no clube uma equipe multidisciplinar para trabalhar no departamento de futebol.
A equipe de futebol na maioria das vezes quando os resultados não aparecem sofre um processo degenerativo de abalo emocional,a partir dai o rendimento e prejudicado.
Mesmo atletas de boa qualidade passa a não render tecnicamente,sofrer lesões etc.
Para maiores informaçõe sestarei a disposição.
Eng. Gilmar Gallo

Gilmar Aparecido Gallo

Rui Lança disse...

Considero que é importante conseguir falar sobre os clubes (já nem digo os jogos, os lances, as faltas, etc.) de forma racional e conseguir analisar os seus modelos de gestão.

Não escrevi ou opinei nada que não tenha ouvido já há algum tempo de 'bocas' sportinguistas e altos quadros do próprio clube. O problema hoje é do Sporting, como há uma década era do Benfica com o Vale Azevedo e daqui para o futuro poderá ser de qualquer outro clube. Aconteceu já com os pequenos e mais tarde ou mais cedo chegará a um daqueles chamados grandes, já para não falar do sucedido ao Boavista.

O artigo não tenciona dizer mal do jogador A ou B. Não é de futebol que se trata mas sim de modelos de gestão, algo mais racional para lidar com a parte muito irracional. O Prof. José Manuel Constantino toca num ponto excelente: o SCP tem tido óptimos gestores mas sem grandes líderes. Se calhar outros têm tido melhores líderes do que gestores. Em diferentes momentos da vida dos clubes, às vezes é necessário mais um do que outro.

Cumprimentos