segunda-feira, 30 de julho de 2012

Em Agosto: ler filosofia ou desporto?

Texto publicado no Público no dia  29 de Julho de 2012.

1. Há umas semanas recebi um telefonema de um primo meu que me dava conta do interesse em me fazer chegar um livro. O título: "Filosofia de jogo". Ups! "Cheirou-me" a futebol - tácticas ou coisa do género - e logo adverti o meu familiar que, se fosse "por aí", não teria muito espaço para o ler. Os dias passaram e chegou o livro.

2. Filosofia de jogo é um livro da autoria de Carlos Leone e que conta com um prefácio de Miguel Real. Resumo, em espécie de subtítulo: ou como ler o mundo moderno à luz da Filosofia, uma bola, 22 homens de calções e dois ou três pensadores de toga. E é, perdoe-se-me a expressão, uma delícia de leitura, ao jeito - cometerei alguma ofensa? - de um livro de Fernando Savater. Para mim, ignorante nesta andanças filosóficas, é muito mais uma lição de filosofia, apoiada no fenómeno desportivo, do que o inverso. Não é um livro de filosofia do desporto - de novo fala a minha incultura - mas sim um livro de filosofia explicada através da realidade desportiva, em particular do futebol.

3. Pelas páginas vagueiam José Mourinho, José Régio, Manuel José, Ortega Y Gasset, Ronaldo, José Gil, Zidane, Jorge de Sena, Platão, Cantona, Freud, Postiga, Piaget, Goethe, Polga, Ésquilo, Dali e Camus. Que equipa.

4. "Quando vou para a conferência de imprensa antes do jogo, na minha cabeça o jogo já começou." Com esta epígrafe de José Mourinho, o autor dá o pontapé de saída. Há sempre uma citação do treinador português a abrir os capítulos ("Por favor, não me chamem arrogante, mas sou campeão europeu e acho que sou especial", "Não há pressão no topo, a pressão é ser segundo ou terceiro"). E, afirma o autor, sempre a partir do mote da citação de Mourinho: o tempo passa e só não passamos juntamente com ele se tivermos uma filosofia de jogo, uma filosofia de vida. Ou melhor, mesmo com ela o tempo leva-nos consigo. Por isso, convém não esquecer a lição do princípio: estamos em jogo ainda antes de o jogo começar.

5. Agora, até Setembro.





1 comentário:

Luís Leite disse...

A filosofia do Mourinho é a mais cara do mundo.
Penso eu de que...