terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Vitooória!!!!!

Uma pobre ave está a caminho de se transformar na grande transferência da época de Inverno do futebol luso. Tudo porque o seu dono aprendeu depressa a arte do negócio futeboleiro. E quis acompanhar os tempos de globalização e não ficar preso ao solo pátrio. Apostou na internacionalização do voo do bicho. E para isso criou um conceito e uma marca. E franchizou-a.
O que deveria ser objecto de incentivo das instâncias nacionais apostadas no aumento das exportações – dado tratar-se de um caso de sucesso -corre o risco de ser, uma vez mais, uma oportunidade perdida. No próprio dia dos acontecimentos o director de comunicação do clube com aquela voz grave e ponderada que lhe vem dos tempos em que assessorava o Dr.Sampaio deu explicações ao país. A entidade patronal - empresa cotada na bolsa de Lisboa -emitiu já uma comunicado. Á data que escrevemos não se conhece ainda a reacção dos mercados. E qual a influência na cotação das acções e no comportamento do PSI20.Mas é de prever a resposta à situação de crise que apanhou todos desprevenidos. Entretanto o advogado do trabalhador e dono do bicho prepara uma resposta. No meio contam-se agressões embora as versões sejam desencontradas. Como na questão do ovo e da galinha há dúvidas sobre quem começou. E a síndrome do túnel não parece afastar-se daquelas paragens.
O que já não parece haver dúvidas é que o trabalhador e dono do bicho ganha um balúrdio. E que Teixeira dos Santos lhe não tinha previsto qualquer redução salarial. O que se compreende. Podia ser acusado de facciosismo. E,por outro lado, apesar de só actuar em público de quinze em quinze dias e em média três a cinco minutos tem de treinar, provavelmente treinos bidiários, e o bicho tem de se alimentar. E para fazer aqueles voos não é a comer alface e cenouras.
O problema é de tal gravidade que há mesmo quem pense em apresentar queixa às autoridades europeias. Parece que é intenção pedir uma audiência à deputada Ana Gomes atendendo à sua experiência na matéria de queixas por aquelas bandas. Embora a sua especialidade seja a de navegar debaixo de água e da ave seja a de voar nos céus, à partida não parece haver problemas. A presença de presidente do clube numa sessão de um dos candidatos à presidência da república faz supor que tenha aproveitado a circunstância para dar um palavrinha ao candidato sobre o assunto. E a forma alegre como foi descoberto pelas câmaras da televisão, presentes no local, leva a admitir que o seu propósito tenha tido acolhimento. Não espantaria, de resto, que ao assunto fosse tema da campanha presidencial.
A imprensa especula que o clube procura já no mercado uma alternativa. Ignora-se se com ou sem a ajuda do conhecido Jorge Mendes. O clube está no entanto em pressas e quer comprar pelo seguro.Experiências passadas assim o aconselham. Neste caso a concorrência habitual não parece constituir qualquer perigo. O facto de no passado um Falcão ter sido desviado para o Porto não parece repetir-se dado tratar-se de uma outra espécie avícola. O problema principal está sobretudo na valorização futura do activo: uma águia jovem mas como boa margem de progressão ou uma águia adulta. Algo que certamente a imprensa de fim-de-semana não deixará de equacionar avaliando os diferentes cenários.
O que parece estar fora das cogitações do bicho e respectivo dono é um pedido de audiência com carácter de urgência ao homem do leme do nosso desporto.Ele bem gosta de se meter em tudo.Mas o assunto é mais do âmbito zoológico e não parece caber nas matérias recorríveis para o Tribunal Arbitral de Desporto. Mas nunca se sabe. Somos um país de surpresas.E Natal e sempre que um homem quer!

4 comentários:

Anónimo disse...

magnifica peça natalicia
mande mais no resto do ano

Luís Leite disse...

O assunto é grave, sobretudo porque o legislador de Algés esqueceu-se de prever uma situação violenta e de verdadeiro interesse público como esta.
Legisle-se depressa!
Isto vale pelo menos um Decreto-Lei e mais uns 3 ou 4 Despachos para explicar o que ficou por explicar!
Se for preciso, metam o Corpo de Intervenção na confusão.
Mas façam qualquer coisa, por favor!...

joão boaventura disse...

A propósito da águia Vitória o que outrem opina.

Bom Natal com
um abraço

josé manuel constantino disse...

Obrigado João.
Um abraço de Boas Festas.