terça-feira, 27 de abril de 2010

O que dá Turismo mais Desporto?

Não será novidade para ninguém nem a primeira vez que alguém o dirá ou escutará. Que a ‘saída’ do país pode e deve estar – pelo conjunto de potencialidades naturais e algumas culturais – no Turismo. E num Turismo que reúna essa mesmas potencialidades, na parte da gastronomia, oferta paisagística, especificidades do nosso clima, etc.

Também não é nenhuma novidade relativamente à mais valia que poderá advir da junção do Turismo e Desporto. Mas que Turismo e Desporto juntar já é outra questão, também ela muito pertinente. Tal como a terminologia que a mesma deve ter: Turismo Activo? Ou isto é apenas uma faixa do Turismo mais Desporto? Esta temática tem sido a abordada e utilizada em diversos locais bem como mercados, como o Ensino ou nas Empresas de Animação Turística, ou na concentração e centralização no Instituto de Turismo.

A questão que colocamos é que tipo de actividade desportiva juntar ao fenómeno do Turismo. Uns focam-se nos grandes eventos. Outros nos desportos que de alguma forma têm uma grande procura por parte dos turistas, como p.e. o Golfe. Outros dizem que qualquer Turismo pode abranger e incluir a simples actividade desportiva como aposta na diversidade no serviço prestado e oferecido. Algumas localidades no nosso país afinam estratégias para que sejam reconhecidas e se coloquem no mercado como potencialidades em Desporto, seja ele de neve, natureza, aventura, activo, locais de estágio, boas localizações, etc. Umas com retorno (e que retorno? mensurável?) outras com menor retorno.

Definindo-se como uma das maiores potencialidades do país, a oferta ou a criação de produtos e serviços que possam conjugar a vertente turística e desportiva assume uma responsabilidade a diversos níveis: social, económica, financeira e saúde. O posicionamento desta actividade desportiva específica, com as particularidades que o próprio mercado turístico e desportivo deve assumir, remete-nos para as problemáticas transversais de gestão, planeamento e organização de projectos desportivos que o sistema desportivo vivencia há largos anos.

Certos que a junção do Turismo e Desporto deve proporcionar maior qualidade vivencial para quem a procura, seja uma simples caminhada ou algo mais complexo até aos eventos de grandes dimensões, também aqui a oferta tem de conjugar uma série de conhecimentos técnicos e comportamentais. E na oferta e constituição de técnicos profissionais com a respectiva especialização vai-se observando também a oferta do ensino e formação que existe, que vai crescendo em termos quantitativos. Mas que retorno será desejado e como o podemos medir também é algo que deve 'concentrar' as atenções de quem promove e organiza.

4 comentários:

joão boaventura disse...

Apenas uma adenda da World Tourism Organization.

joão boaventura disse...

Uma boa oportunidade para debater este tema do turismo e desporto, será no 10th International Forum on Tourism Statistics 2010, a realizar em Lisboa, em 22 e 23 de Novembro.

A perfeita conjugação do desporto e do turismo pode ser visto no Ministry of Sport and Tourism of the Republic of Poland.

Rui Lança disse...

Caro João Boaventura,

Muito obrigado pela informação adicional.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

As viagens do membro do governo responsável pelo desporto e do Dr.Fanha Vieira e do Prof.luís Sardinha não podem ser classificadas como de turismo através do desporto?