sexta-feira, 27 de abril de 2012

O descalabro


1.  “O Conselho de Administração do CAB-Madeira, SAD, informa que a sua Equipa Sénior Masculina não irá tomar parte nos restantes jogos da edição deste ano dos playoff da Liga Masculina. Esta decisão, que não influencia a permanência do CAB-Madeira na Liga, surge após o Conselho de Administração ter esgotado todos os canais ao seu alcance com vista o financiamento da deslocação da equipa ao continente e as despesas de transportes aéreos, alojamento e alimentação que lhe estão inerentes.  A esta situação acresce que já custeamos, com os nossos próprios recursos, várias deslocações ao longo da época, sem alguma vez ter-nos sido aplicado o Princípio da Continuidade Territorial, direito consagrado constitucionalmente.“
Conselho de Administração da SAD -  Comunicado de 27.04.2012

2.  “Atentas as faltas de comparência por parte do Clube A.D.Machico e devidamente ponderados os interesses em causa, foi deliberado, nos termos do Arto 19o no2 e Arto 19o no 5 alínea c) do Regulamento de Provas da FPV em vigor, eliminar o Clube A.D. Machico do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos – I Divisão e aplicar-lhe multa de €2000 (dois mil Euros).”

Decisão da Direção da FPV - Circular n.º 12 de 22.03.2012


3.  “Em virtude da exclusão do Porto Santo SAD do  Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores Masculinos em Hóquei em Patins, deliberada pelo Conselho de Disciplina da FPP em 25 Janeiro de 2012, informam-se todos os clubes participantes no referido Campeonato que, todos jogos  em que intervinha o Porto Santo SAD são cancelados  a partir da presente data , devendo ser considerados como "Folga" os jogos ainda por disputar com aquele Clube até à conclusão da Prova atrás mencionada.”

Comunicado da FPP – 27.01.2012


Infelizmente, o infortúnio, provavelmente mais acentuado nas regiões autónomas por razões que bem se conhecem, alastra pelo Desporto Nacional. Outras desistências se alvitram no domínio das competições reconhecidas como profissionais, já para não falar dos incumprimentos salariais, a jogadores, técnicos e fornecedores em diversas modalidades desportivas.

Já não é o modelo associativo que está em causa, o modelo societário também não resiste às agruras económico-financeiras dos tempos atuais. E não é apenas o sector sénior a sucumbir, também em diversos clubes muitas das equipas de formação foram extintas e outras continuam a sobreviver graças à sustentabilidade financeira assegurada pelos "carolas" e pelos pais e encarregados de educação.

Não parecem restar dúvidas que o desporto federado vai necessitar, nos próximos tempos, de recorrer ainda mais ao voluntariado e, sobretudo, que as federações desportivas repensem seriamente a política de apoio aos clubes desportivos. É hora das entidades da cúpula desportiva abdicarem de alguns mega-projetos/eventos e até de algumas mordomias e apoiarem quem as tem alimentado nas últimas décadas.  Só assim, cúpula e base, poderão resistir e cumprir a missão que subjaz às suas existências. Concomitantemente, poderão aguardar que sobre o desporto, matéria de interesse público, mas apenas quando interessa, recaia a atenção governativa com a instituição de mais um grupo de trabalho para no prazo de 45 dias apresentar propostas para solucionar este descalabro nacional.

PS. Valha-nos a Telma Monteiro, bem haja, para alegrar os nossos corações e neles depositar esperança para almejarmos o pódio nos JO/Londres2012.

12 comentários:

Anónimo disse...

Escreve Maria José Carvalho:

"(...) para alvejarmos o pódio (...)"
l
Em princípio, só almejamos o pódio. Mas, no caso de não conseguirmos, então devemos seguir o conselho ... e alvejar quem lá suba!...

Maria José Carvalho disse...

Longe de mim alvejar quem quer que seja...ah..ah..

Agradecida a este anónimo atento e bem humorado!

Comente sempre que não o alvejarei, mesmo que de si discorde.

Uma boa noite.

Anónimo disse...

É mesmo o descalabro, desportivo, financeiro e ético. E quanto ridículo é pensar que do actual governo a única medida visível é um programa de ética que de nada serve para ajudar os problemas gravíssimos do nosso desporto. Mas já deve estar agendada uma reunião para o secretário de Desporto receber o dirigente Bartolomeu, enquanto todo o restante desporto mirra.

Anónimo disse...

Prof.ª, só quem está no terreno sabe as dificuldades com que todas as semanas os clubes se deparam. Ainda a semana passada tiveram de ser o treinador e o dirigente a por gasolina nas carrinhas do clube para levar as equipas a competir na região de Aveiro. Mas nem o governo, nem as federações querem saber, e o basquetebol é exemplo com o presidente Saldanha a reclamar da Tutela e do Governo Regional, mas a federação em nada ajudou o CAB. Uma lástima.
AFerreira

josé manuel constantino disse...

A situação descrita é apenas uma parte do problema que hoje atravessa a generalidade das organizações desportivas.E a gravidade desta situação não tem merecido do governo qualquer atenção toda ela focalizada para questões laterais ligadas ao futebol.O ministro do desporto esta sem agenda política ,exaurido pr erros de governação entre outras areas e sem paciência para o desporto;o secretário de estado é voluntarioso mas não tem preparação nem experiência para a gravidade dos problemas que tem de enfrentare dispersa a sua atenção entre os problemas do desporto e as sexualidades e afectos juvenis;e a administração pública está entregue a um inspector de finanças.

Anónimo disse...

Como dirá o Leite (onde anda ele?), totalmente de acordo com o comentário do josé manuel constantino. Dr Maria José mais uma vez as mulheres a aquecerem a nossa alma e assim vai ser em Londres.

Armando Inocentes disse...

Isto só mostra que a célebre continidade territorial é "uma treta" como diria Jesus (não o Cristo!)... e por arrastamento a Lei de Bases e o RJFD...

As ilhas dão nas vistas por estarem cercadas de água, mas se o problema está a passar por Leiria, já chegou a Aveiro e vai a caminho de Guimarães (o berço de Portugal!) a descontinuidade é maior do que julgamos...

Abraço grande!

Luís Leite disse...

O modelo desportivo português não presta nem nunca prestou.
E tinha sido tão fácil copiar aquilo que fizeram países europeus com a nossa dimensão, aproveitando as virtudes e expurgando os erros...
Mas não, os sucessivos governos preocuparam-se sobretudo com o futebol, com legislação demagógica e maioritariamente inútil e com caminhadas extra-desportivas. E muita relva sintética.
A tutela do desporto português, assume-o agora como terceiro-mundista.
É uma opção realista.

Anónimo disse...

Desporto profissional, Federações desportivas, Financiamento do desporto, Política desportiva,Inscrições, Seguros,Família, mecenas...
Um comentário ou crónica muito bem estruturado e baseado na realidade e do conhecimento das praticas desportivas no movimento associativo e federativo por parte da Mário José Carvalho.
Registo a forma muito objectiva com aborda o "momento" actual, situação delicada e a tutela do Desporto e da Educação não tem tempo para abordar a Saúde e Desporto, Desporto de Base e o Desporto competitivo.
Senão fosse a Família a suportar os custos da actividade dos grandes e pequenos Clubes, a actividade parava, para alem disso as Federações fora da realidade e não cumprindo a Lei do Desporto e Saúde em que o desporto em idade em escolar é gratuito, inscrições e seguro desportivo, nada disso acontece e as tabelas existente merecem a intervenção do MP.

URGENTE A INTERVENÇÃO DE TODOS NESTE MEGA PROBLEMA DA PRATICA DESPORTIVA NOS CLUBES E CLUBES ESCOLAS.
Obrigado MJC

Acunha

Anónimo disse...

Só não vai parar nos clubes/escolas de futebol em que os pais pagam mensalidades de mais de 100 euros para o filhos aprenderem a jogar à bola...

Armando Inocentes disse...

Cara Prof.ª Maria José:

No masculino, o F. C. do Porto é o campeão em futebol...
No feminino, o 1º de Dezembro já leva 11 títulos de campeão nacional seguidos...
Usando palavras de um comentador anterior, são as mulheres a aquecerem a nossa alma em Sintra...

Quanto ao resto, basta perguntar: a quem serve o atual modelo desportivo em Portugal? O profissional, o amador, o escolar...

Anónimo disse...

O DESNORTE total do presidente da FPN!
Acabou os oito anos desta forma desastrosa, em trapalhada e destruição total da natação pura!

Tenta agarrar-se à bóia das águas abertas, a que ninguém liga nem a ninguém interessa.

Demita-se, faça um balanço do estado em que encontrou a natação portuguesa, com uma geração de ouro, que orgulhosamente se encarregou de destruir!