quarta-feira, 7 de março de 2012

...sem grandes comentários

Bagão Félix é colunista do jornal A Bola. E é membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Ética no Desporto. Escreve hoje naquele jornal: “Aquele golo batoteiro deveria envergonhar qualquer juiz de vão de escada. Ou levá-lo ao oftalmologista. Mas, pelos vistos, não para o bem penteado Proença e sua equipa. Foi este mesmo alegado benfiquista (abrenúncio!) que inventou um penalty sobre Lisandro no Dragão ,dois na Luz para o Sporting, castigou um braço de Emerson em Braga mas não o de um portista na Luz…….Tem razão o presidente do Benfica nas declarações que fez….”

Parabéns à excelente escolha do governo e a este belo exemplo para o plano de ética no desporto!!!!

29 comentários:

Armando Inocentes disse...

Caro J. M. Constantino:

Nessa mesma coluna mas a 10.11.2011(A Bola, p. 2), Bagão Féliz dizia (escrevia!): "Sou um benfiquista com uma relação indestrutível de monogamia clubística. Seja qual for o contexto, a modalidade, o momento, não imagino outra situação que não a vitoriosa. Sei quantas vezes a imersão emocional me obnublia a emersão racional. Aliás, é esta transmutação que me conduz a desfrutar, sem peias, o prazer da parcialidade."

Reparare-se no "prazer da parcialidade"...

E continuava: "De facto, não há - creio - adepto a cem por cento que não seja parcial. Com militantismo. De outro modo, é porque a paixão é menor do que a que julga possuir."

Ainda bem que "só cria"! Para ser apaixonado não é necessário ser militante... nem parcial... basta amar algo e saber discernir o bem do mal!

Retirem-se as devidas conclusões...

Um abraço!

Anónimo disse...

Fez bem em recordá-lo!Quando exerci funções públicas presenciei esse comportamento parcial ao vivo.O que me surpreende é que o governo entenda que tal personalidade reúne condições para poder exercer qualquer cargo em matéria de comportamento ético no desporto.Faz lembrar-me um antigo diretor de um jornal desportivo que dizia que o importante não era o que os convidados escreviam no jornal mas a sua notoriedade.

josé manuel constantino disse...

Caro Armando o texto anterior é meu,que por lapso saiu como anónimo.
Abraçao amigo

Anónimo disse...

Escreve o anónimo das 23,25:

(...) o importante não era o que os convidados escreviam no jornal mas a sua notoriedade.

Então têm que convidar o Marcolino, aquele rapaz com cara de barbeiro, adjunto do secretário Picanço!...

Insuperável nas banalidades!!!! Quase tão bom como o secretário!!!!

Luís Leite disse...

São estas as nossas elites.
A "clubite cega" casada com a "ética".
Pobre nação.
Negro futuro...

Anónimo disse...

Um dos momentos altos do lançamento do PNED foi quando o secretário Picanço lançou a tradução da Carta Olímpica para português (?).

Trata-se de uma "modesta" edição de 21.000 exemplares, pagos pelo erário público, com prefácios de gente importante, designadamente do Relvas e ...naturalmente do próprio secretário Picanço!!!

Perguntar-se-á: e daí?!

Trata-se de uma obra histórica, indispensável ao desporto nacional e que certamente perdurará como um marco importante no "combate" pela ética no desporto.

Admiradora, de há muito, do (agora) secretário Picanço, não sei que mais admire naquela obra:
- se o facto de a sua tradução ter cabido a Alexandre Miguel Mestre e sua Mulher;
- se o facto de o Casal fazer questão de que o seu nome figurasse numa publicação, paga pelos dinheiros públicos, por ordem do mesmo secretário Picanço;
- se, finalmente, o facto de nela figurar, como director da edição, o nome de Mário Teixeira, entretanto "despedido" pelo Mestre Picanço.

Oh! Almada! Oh, filho! Acode-nos! O Picanço usa ceroulas de malha!

Anónimo disse...

Uma das bandeiras desta gente é poupar, poupar muito. E o JB (Jay Bi, em inglês), esvoaçante, lá anda a despedir pessoas como se de isso dependesse a salvação da Pátria.

Mas, se observarmos de mais perto esta actividade frenética de corte e costura, reparamos que algo não vai bem.

Por exemplo, o propósito de fechar a Lapa, já vendida pelo anterior Governo mas ainda a funcionar (com os correspondentes encargos).

Ao princípio, em Agosto, era uma lufa-lufa, que se tinha que fechar a piscina para não haver consumo de combustível, se tinham que mandar embora as pessoas, se tinha de transferir urgentemente o mobiliário para o Jamor e os livros para o Palácio Foz, etc...

Depois...Depois descobriu-se que tinham sede na Lapa duas federações (Judo e Esgrima) e, em ano de realização dos Jogos Olímpicos, era chato mandar para a rua estas federações.

Parou-se então tudo, ficando o IDP a pagar melancolicamente uns milhares de euros mensais para que o edifício da Lapa pudesse continuar a funcionar (água, luz, gaz, limpeza e elevadores).

Sim, leu bem. A Lapa apenas tem um minúsculo elevador de madeira para transportar documentos (quando lá funcionavam serviços). Hoje já saíram os serviços todos, mas continua a ser prestada religiosamente assistência ao inútil e obscuro elevadorzinho....

As federações, essas, serão despejadas logo que terminem os Jogos Olímpicos.

O Picancinho e a Picancinha devem achar que isto é que é política de alto gabarito....

Anónimo disse...

Quem é que foi despedido?

Anónimo disse...

Todos os funcionários e quadros foram "despedidos" do IDP (já foi extinto). Agora, alguns (os amigos do Jay Bi) irão integrar o IPDJ. Saberemos dentro de dias quando sairem as LISTAS secretas, preparadas pelo dir rec humanos, sob orientação da secretaria.

Anónimo disse...

"- se, finalmente, o facto de nela figurar, como director da edição, o nome de Mário Teixeira, entretanto "despedido" pelo Mestre Picanço."

Mário Teixeira, entretanto "despedido"... ????

Anónimo disse...

Raramente li tanto disparate em tão pouco tempo.

Anónimo disse...

Escreveu o anónimo das 12,43

Mário Teixeira, entretanto "despedido"... ????

No DR de ontem, 2ª série, de 7.3.2012, foi publicado o seguinte despacho:


Despacho n.º 3362/2012

Nos termos das disposições conjugadas constantes do n.º 4 do artigo 19.º da Lei n.º 3/2004, alterada pela Lei n.º 51/2005, de 30 de agosto, pelos Decretos-Leis n.os 200/2006, de 25 de outubro, e 105/2007, de 3 de abril, pela Lei n.º 64-A/2008, de 31 de dezembro, pelo Decreto-Lei n.º 40/2011, de 22 de março, e pela Resolução da Assembleia da República n.º 86/2001, de 11 de abril, com o n.º 2 do artigo 1.º e n.º 4 do artigo 27.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pelas Leis n.os 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, e 3-B/2010, de 28 de abril, e pela Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, exonero, a seu pedido, com efeitos a 23 de fevereiro de 2012, o mestre Mário Rui Coelho Teixeira do cargo de vice-presidente do Instituto do Desporto de Portugal, I. P., para o qual foi nomeado em regime de substituição pelo meu despacho n.º 14866/2011, de 24 de outubro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 211, de 3 de novembro de 2011.
a) 2.3.2012 - Miguel Relvas

Não sabemos qual a expressão mais adequada para qualificar isto: despedimento, correr com, neutralizar, eliminar, abafá-lo, etc....

No PADRINHO, do Coppola, dizia-se que lhe foi feita uma oferta que ele não podia recusar...

Como esta "oferta" se reporta a 23.2.2012 e o PNED foi a 27.2.2012, percebe-se o "entretanto"....

Anónimo disse...

Pergunta o anónimo das 9,33:

Quem é que foi despedido?

O jornal PÚBLICO de ontem, 7.3.2012, relatava as aventuras de Jay Bi no despedimento maciço de trabalhadores da Movijovem:

Alguns dos trabalhadores contactados pelo PÚBLICO garantem que não houve qualquer acordo escrito. “Houve foi uma reunião com o Dr. João Bibe em que ele disse que só seria possível garantir as indemnizações de forma fraccionada.
Na altura falou na divisão em três
prestações, no máximo, e as pessoas
até estavam dispostas a aceitar, mas agora somos confrontados com um
número bem diferente”, conta um
dos antigos trabalhadores.


Ou seja: frente a frente, diz que são 3 prestações e depois envia uma carta a dizer que são 10 prestações.

E, como se isto não chegasse acrescenta, melífluo, que "nalguns casos" pode ser pago tudo de uma só vez.

Traduzindo: se a indemnização não for superior a 100 €, por exemplo....

Jay Bi é o meu ídolo!!!!

Anónimo disse...

No Portal do Governo encontra-se disponível, para consulta, a biografia do secretário Picanço.

Escrita, naturalmente, pelo próprio e encimada por uma sua chibante fotografia, com o olhar firme virado para a câmara e com o seu inconfundível ar de "MONOCELHA" (indivíduo que possui uma única, farta e espessa sobrancelha, sem separação entre as órbitas).

A final, lê-se - com a deslumbrada e ingénua admiração do próprio por si mesmo:

Em 2010, foi considerado pela revista Sport Bussiness International como um dos 20 advogados mais influentes do mundo na área do Direito do Desporto.

Do mundo! O Picanço não faz a coisa por menos!!

Oh! Professor Mário Teixeira, não nos quer vir aqui explicar como é que se fazem estas votações, agora que tem mais tempo livre?!!!!

Anónimo disse...

Diz o anónimo das 13,52:

Raramente li tanto disparate em tão pouco tempo.

Sabe porquê?!

É que o Picanço e sua musa, Jay Bi, não param quietos!!!!!

joão boaventura disse...

Falar da Ética e aparelhá-la com cerebrais, serve precisamente para tapar toda essa trapalhada anti-ética que os comentadores escreveram.

Quando um Governo redige juridicamente coisas sobre Ética, é como ir à missa, ao confessionário dizer das maldades que fez, e aliviado com os padres nossos e ave marias, fica pronto para fazer outras maldades.

Os exemplos abundam.

josé manuel constantino disse...

Feliz exemplo,João.
Abraço.

Anónimo disse...

Além disso, a SEDJ serve para outra coisa: para arrumar por lá os contratados para mais tarde serem integrados no quadro. A chamada entrada pela "porta do cavalo". Já por lá andam alguns/algumas a afiar o dente. A secretária do sardinha que ganhava quase mais que ele mas que depois ficou a ganhar menos (oficialmente) também por lá anda à espera. No entretanto vão sair certamente pessoas muito mais úteis para estes/estas artistas entrarem. Coisas de amigalhaços, bufaria e engraxadelas que foi coisa que por aqui sempre abundou! Mas estranho, estranho é que não se houve nada sobre o ex-IPJ! Será que por lá é tudo "santinho" e assíduo das "missas" ou só vão "fazer a folha" aos papalvos do IDP que foram entregues à "bicharada"? Estranho, muito estranho. Vem a propósito uma frase de um filme tipo "tenham medo, muito medo"

Anónimo disse...

"Os campos de ténis do Estádio do Jamor deixaram de ter manutenção" é o que diz andré macedo no diário notícias de hoje.

Anónimo disse...

Esta Secretaria (de Estado) do Desporto e Juventude / Instituto do Desporto levaram à máxima degradação o JAMOR.

Afirmou, hoje, João Lagos em entrevista à Agência Lusa que "Neste momento, estão suspensas as entidades que tinham contrato com o IDP para desempenharem essas funções e neste momento não há qualquer tipo de manutenção. Francamente é a primeira vez em 22 anos que isso acontece".

Sem grandes comentários...

Ver notícia em: http://www.record.xl.pt/Modalidades/tenis/interior.aspx?content_id=745285

Anónimo disse...

Está em circulação um conjunto de documentos relativos `integração e dispensa de pessoal dos mapas do IPDJ.

Um desses documentos denomina-se Nota Justificativa do Mapa de Pessoal.

E aí pode ler-se o seguinte:

No Departamento Jurídico e de Auditoria (DJA), promove-se a introdução de postos de trabalho com habilitações específicas na área da Auditoria contabilística e financeira. A esta área funcional imprime-se uma total tecnicidade, por recurso a postos de trabalho integrados no grupo profissional técnico superior, de forma a garantir a qualidade de trabalho e ganhos de eficácia.

Tradução: o Marcelo Cardeira, actual chefe de divisão da área financeira, vai ser transferido para o DJA, quer pelo facto de a Ana Paula Vitorino não o suportar, quer pelo facto de o Bibe desejar ter absoluto controlo sobre a Financeira e não ter confiança nele.

Anónimo disse...

Mais um ESCÂNDALO!

Este Bibe usa a coisa pública e o Desporto como se fosse um brinquedo nas suas mãos, a seu belo prazer e no interesse do seu umbigo...

O secretário Mestre e o ministro Relvas andam a dormir?! ou serão cumplices?!

Quando acaba este filme de terror e destruição no IDP e Secretaria de Estado?

Anónimo disse...

Porque é que os carros da FDTI são vistos em Montemor-o-Novo? O que estão lá a fazer? Alguma reunião da comissão liquidatária? Mesmo ao fim de semana?

Muito trabalho dá esta «liquidação»!...

Já agora: também há reuniões "liquidatárias" no parque de estacionamento do Colombo? Ou era só a Madame que ia às compras?!

Anónimo disse...

Os instrumentos musicais estão a recibo verde, noutro tempo, agora não sei a cor dos recibos.Tudo depende do compositor.

Anónimo disse...

Relatava o Jornal das Caldas, de 7.3.2012, que se vai realizar na Batalha, de 9 a 11 de Março, a Academia de Jovens Autarcas.

Que é isso, pergunta o leitor?

Explica o Jornal:

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, e o secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, também marcarão presença neste
evento, que vai na quarta edi-
ção.
(...)

Esta iniciativa, que é considerada “o maior evento de formação política do distrito de Leiria”, é organizada pela Comissão Política Regional de Leiria da JSD, em parceria com a Comissão Política Distrital do PSD e das estruturas
locais da JSD e PSD
(...)
Estima-se a participação
de cerca de 50 jovens de
todos os concelhos do distrito de Leiria, procurando-se
apostar “na formação e preparação de novos quadros no
distrito de Leiria, dispostos a
abraçar o desafio do poder
local, dotando-os de conhecimentos e competências úteis
para o desempenho futuro de
funções autárquicas nas Freguesias e Municípios


Em resumo:
- Trata-se de uma reunião de jotinhas à procura de emprego nas autarquias;
- É um evento MUITO importante - se não faltar ninguém vão lá estar 50-Cinquenta-50 esfomeados!;
- tal justifica que 2-DOIS-2 membros do Governo, secretários do Relvas, vão lá, gastando dinheiro do Estado, para dar uma forcinha aos mocitos;
- O MONOCELHA, todo cúmplice, em particular vai explicar aos rapazes que o conselho que deu para os jovens abandonarem a "zona de conforto" não se lhes referia (aplausos) e que está ali para auscultar as suas necessidades e ajudá-los a penetrar!!!!

Um grande bem-haja para ti, querido líder!!!!!

Anónimo disse...

“…Sandra Viola, que é casada com o Advogado…”

Realmente as coisas que o anonimato inventa, por este comentário infame, verifico que todos os outros se resumem a sua insignificância, pois o meu marido NÃO É ADVOGADO, pelo que foi referido não corresponde há verdade.

Prezo e valorizo comentários de indivíduos que se identificam, contudo desprezo interpretações fúteis, de quem se esconde por de trás do anonimato.

“Isto é um espanto!!!!”
Um espanto será a cara do anonimato quando for identificado por uma investigação conduzida para o efeito…

Para todos os anónimos, que pelos vistos não tem mais nada de importante para fazer… aqui fica umas sugestões de leitura:
• Lei n.º 50/2007, de 31 de agosto;
• Lei n.º 49/2008, de 27 de agosto;
• Lei n.º109/2009, de 15 de setembro;
• Entre outra legislação complementar, para que todos estejam conscientes das implicações legais de todos estes comentários.

Para finalizar, só lamento que um blog que “supostamente” foi criado com a finalidade de debater assuntos das coletividades desportivas, esteja a ser banalizado e utilizado para este tipo de comentários, colocando em causa a sua credibilidade e continuidade…

Sem mais comentários…

Ass.: Sandra Viola

Anónimo disse...

Os secretários de Estado vão a reuniões dos jotinhas...nessa qualidade?!!!

Isto está bonito!...

Anónimo disse...

Diz a Drª Sandra Viola:

(...)pois o meu marido NÃO É ADVOGADO

Tem razão. A informação era falsa e foi-nos passada como verdadeira.

Do facto apresentamos desculpas e solicitamos aos responsáveis por este Blog que apaguem o n/ comentário em que tal era referido.

Anónimo disse...

Deixem-se de tretas e trabalhem seus malandros.