domingo, 28 de outubro de 2007

Tratado de Lisboa

A referência no Tratado de Lisboa á especificidade do desporto é uma daquelas banalidades com que os burocratas europeus se entretêm mas que serve para bem pouco. Mas foi quanto bastou para os subservientes e viajantes do costume, sedeados na Suiça e com representação em várias capitais europeias, genuflectissem perante os governos europeus e tenham encontrado nesta referência um facto histórico. A pergunta a fazer é tão só esta: o que a partir de agora tem o desporto que lhe não fosse reconhecido antes? A especificidade? Politicamente para que serve isso? Para uns servirá para exigir uma maior responsabilidade dos governos europeus sobre os sistemas desportivos nacionais e porventura uma regulação judicica fora do direito comum. Não era precisa tal referência. Mas para outros é a esperança de que aos negócios desportivos internacionais se não apliquem, no espaço europeu, as leis da concorrência e de mercado comuns às actividades comerciais. Para estes, sim, é uma janela de esperança.

1 comentário:

Teixeira Homem disse...

Quero começar por saudar os autores deste blog e manifestar-lhes o meu apreço.
A reconhecida qualidade de todos, vem certamente engrandecer um espaço de discussão séria e de conhecimento e, ocupar uma lacuna no universo "electrónico" do nosso fenómeno desportivo.
O Blog certo para as pessoas certas.

Sobre a questão levantada, parece-me que a alteração ao artº 149 "A União contribui para a promoção dos aspectos europeus do desporto, tendo simultaneamente em conta as suas especificidades, as suas estruturas baseadas no voluntariado e a sua função social e educativa." tem pelo menos o mérito de referenciar a natureza específica do desporto. Será pouco? Admito que sim.
O que é importante salvaguardar neste caso é que essa "especificidade" não vá ao encontro das poderosas organizações Mundiais do Futebol que procuram persistentemente uma promíscua e propositada mistura da sua actividade económica ao nível da dimensão "industrial" com a função e a dimensão social que o desporto encerra em si próprio.
Sobre o Tratado de Lisboa, não queria deixar de vos presentear com a FESTA e a FELICIDADE de alguns ...
http://www.youtube.com/watch?v=e9K9RxX_ecQ