domingo, 13 de abril de 2008

É Pra Manhã, bem podias fazer hoje

Amanhã o Conselho para o Sistema Desportivo trabalhará o dia inteiro. Vinte e duas pessoas, se todos estiverem presentes, pensam finalizar a leitura do Projecto de Regime Jurídico das Federações Desportivas, apresentado pelo Governo ao Conselho Nacional do Desporto, no dia 17 de Dezembro de 2007.
Nada inocentemente, perante essa perspectiva de finalização dos trabalhos – que não vale muito em termos daquilo que vai ser o resultado final quanto ao articulado do diploma e ao momento da sua entrada em vigor -, O Jogo incorporava hoje uma entrevista com o Presidente da Associação de Futebol de Leiria, também presidente da Comissão Delegada das Associações Distritais e Regionais de Futebol. Na mesma linha – “pressão sobre o árbitro”? -, A Bola dava conta de “algumas cedências” do Governo na discussão do diploma.

Significa este estado de coisas – desde logo a demora em se atingir um parecer do Conselho Nacional do Desporto – que as intenções governamentais de Dezembro foram perdendo força, em face da contestação que geraram e bem para além do futebol.
Por outro lado, o que vier a ser aprovado – não amanhã – pelo Conselho Nacional do Desporto, pode ou não ser recolhido pela versão final do Governo.
Seja qual for o caminho que venha a seguir o Governo, certo é que o diploma final – levando ainda em consideração as propostas das organizações desportivas que se vão conhecendo – não passará de uma manta de retalhos.
Era-o à partida, na versão original do projecto, sê-lo-á à chegada no Diário da República Electrónico.
Uma vez mais, tempo, esforço e dedicação de alguns, desperdiçados pela intransigência, incompetência e muitos outros desvalores.
Seria positivo, para o esclarecimento de todos os agentes e organizações desportivos que, a final deste doloroso e já aborrecido trajecto, fossem tornadas públicas, em nome da transparência e da verdade, as actas do Conselho para o Sistema Desportivo e do Conselho Nacional do Desporto.
Teríamos, também aí, um case study de inegável interesse.

Sem comentários: