domingo, 25 de novembro de 2007

O Futebolês

Em tempos, houve “a bola à flor da relva”, o “remate com o pé que está mais à mão”e o”jogador que tinha a vantagem de ter dois pés”.Hoje os tempos são outros e a literacia do “futebolês”evoluiu muito. Existe a “pressão alta”, a “imaginação dos pés” ,o “ganhar da segunda bola”, o” remate em trivela”,(peço desculpa se não é assim que se escreve mas o Dicionário da Academia das Ciências não contempla ainda o vocábulo)”as “basculações e as compensações”.Tudo bem até à pretérita quarta-feira quando o narrador de serviço na televisão subitamente disse”lá vai o Harry Potter”. Reparei que quem “ía” era um dos nossos. Aí tive de me socorrer do meu filho que me explicou que era o nome atribuído ao especialista do “remate em trivela””pelos seus dotes de mágico. Ouvi, calei e pensei: o “futebolês” constituiu-se como um irmão mais novo do “eduquês”e do “politiquês”com quem, de resto, faz constantes permutas vocabulares. Uma verdadeira revolução lexical em que o jargão futebolístico revela uma enorme criatividade semântica que pede meça aos “sound-bytes” do Dr.Paulo Portas.

1 comentário:

Anónimo disse...

A propósito da importância da literacia deste futebolês que nos entra pela casa adentro, recordo que em contrapartida, enquanto este futebolês tem um "mister" os outros têm treinadores, enquanto tem um Departamento de futebol, os outros têm as secções (de Basquete, volei, etc) ... secções, enquanto o futebolês tem um esférico, NUNCA os outros passaram de uma simples e reles bola, e se repararem bem, de cada vez que os Jornaleiros fazem reportagens de equipas de futebol, qualquer hotel passa IMEDIATAMENTE a UNIDADE HOTELEIRA.
E por aí em diante.

Desculpem mas isto não é para todos, respeitinho pelo futebol, se faz favor.


"Há que levantar a cabeça e olhar em frente" ... é o que $abem dizer (permanentemente) alguns dos no$$os futeboleiro$ ... a única coisa que lhes ficou da escola ... o resto é NADA