terça-feira, 11 de março de 2008

O impacto social do desporto na comunidade

A responsabilidade social das empresas é um conceito que progressivamente vem penetrando no universo empresarial, ao alertar para as preocupações sociais na interacção entre clientes, fornecedores e agentes da comunidade local.

As actividades desportivas promovidas junto dos colaboradores, o apoio material em eventos e projectos desportivos de ONG’s e entidades públicas, ou até o voluntariado em manifestações desportivas são exemplos impressivos de como o desporto constitui um importante instrumento de afirmação de valores sociais no ethos empresarial, bem distinto do envolvimento no desporto em actividades de marketing, publicidade ou outras de natureza comercial.

Quem opera ao nível do desporto municipal - em particular junto de zonas com um tecido empresarial consolidado – por certo já se confrontou com o progressivo interesse e participação de empresas em projectos desportivos locais, em particular na área do desporto para todos, do exercício e condição física, ou desporto para populações especiais (idosos, cidadãos deficientes e comunidades étnicas socialmente excluídas).

Do enorme potencial de integração do desporto existem diversos estudos que o atestam. O recente relatório do International Business Leaders Forum acrescenta aqui um singular contributo ao apontar um conjunto de oportunidades por explorar na gestão do desporto como estratégia de valorização de objectivos de desenvolvimento social, com particular destaque na catalisação de sinergias entre empresas, ONG’s e autoridades governamentais, perspectivando o mundo empresarial para além de uma mera fonte de financiamento.

Estas responsabilidades sociais estão também bem presentes no mundo desportivo, em especial no desporto profissional, como dá nota o relatório lançado no passado dia 28 de Fevereiro pelo G-14, no qual se listam as inumeras intervenções sociais dos clubes daquele agrupamento, piscando o olho à bandeira política da especificidade dos valores sócio-culturais do desporto, disseminada no Livro Branco do Desporto.

Já outros casos - bem perto de nós - apelam à responsabilidade social da comunidade e espelham as inúmeras limitações de quem quotidianamente se confronta com a precaridade de condições de vida de alguns praticantes desportivos, ao realçar uma vez mais o papel estruturante e vital das autarquias locais no desenvolvimento desportivo nacional. Tudo isto bem longe das parangonas desportivas...

3 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que os links que coloca não estão correctos. Não é possível aceder a nenhum deles. Será assim?

Anónimo disse...

Na sequencia do comentário anterior:
Apenas o link do COMMUNITY ENGAGEMENT
INSIGHTS INTO THE CONTRIBUTION OF EUROPEAN CLUB FOOTBALL está acessível, correcto.

João Almeida disse...

Caro anónimo.

Eu consigo aceder a todos os links. Caso permaneça com dificuldades agradeço que avise para tentar disponibizar-lhe por outras vias a informação.

Grato pela consulta