domingo, 30 de maio de 2010

Faria e Lima

Estranho este País onde a prática desportiva é fraca, onde o apoio monetário diminuiu, onde não há liderança nem estratégia para o sistema desportivo, onde existem três jornais diários desportivos em que 70 % dos jornais aborda o Futebol (ou algo semelhante a isso), mas onde florescem esporadicamente umas espécies que conseguem fazer "omoletes sem grandes ovos".

Para além dos parabéns a José Mourinho, destacar aqui André Lima e o Benfica na modalidade de Futsal, e Paulo Faria e o Sporting no Andebol, que ganharam a competição europeia mais importante e a 2.ª mais importante, respectivamente, pelos seus clubes.

Estranhar que quer o Benfica quer o Sporting nas modalidades em questão foram defrontando equipas com melhores condições e de campeonatos mais disputados que os nossos e tenham conseguido triunfar. Não será também isto que nos faz gostar de desporto, que existam surpresas deveras positivas?

Se fazem falta estes títulos? Se contribuirem para o acréscimo de jovens que queiram praticar essas modalidades e consequentemente actividades física e desportiva, então sejam todos aceites de forma construtiva e positiva. Há que tirar maior proveito de tudo isto que vai acontecendo.

Em mês de preparação para o Mundial de Futebol, há que continuar a olhar para as outras árvores da floresta. Mesmo que a vista esteja desfocada e as árvores estejam cada vez mais na periferia.

2 comentários:

Luís Leite disse...

É sempre bom saber que há quem ganhe alguma coisa no Desporto europeu para Portugal.
Parabéns portanto ao Benfica e André Lima no Futsal e ao Sporting e Paulo Faria no Andebol.
Mas será que não é possível fazer com que que os jornalistas e comentadores desportivos saibam hierarquizar a verdadeira importância e o significado dessas "vitórias"?
O Futsal é uma modalidade com uma expressão muito reduzida, tanto a a nível mundial como europeu.
O Andebol, apesar de ser uma modalidade olímpica, praticamente só tem expressão, a um nível elevado, na Europa.
Falando de clubes, quantos serão, na Europa, superiores ou muito superiores a este Sporting? 30? 50? 100? Qual o valor actual do andebol português?
Infelizmente, no nosso país, são poucas as pessoas que acompanham o desporto do lado do conhecimento que permite a análise e o estudo comparados.
Aqui é só FUTEBOL e demagogia!

Rui Lança disse...

Caro Luis Leite,

Bom bom, seria ganhar, sustentabilizar as modalidades, a prática, ter condições para formação, muito mais do que temos. Já não seria mau de todo existir uma estratégia para ser discutida por quem de direito e com interesse.

Face à não existência de algo semelhante, estas 'pequenas' vitórias têm a importância que têm. Para uns, porque é resultado de trabalho, outros porque são grãos de areia para os olhos de alguém.

Acontece ainda que o Futsal não tem assim uma expressão tão reduzida quanto isso e o Andebol, bem, o Andebol português tem um valor ainda baixo. Mas não apagará o mérito.