terça-feira, 1 de maio de 2012

Quando parecia que não poderia ficar pior...


Fiquei claramente com a ideia que se perdeu uma oportunidade para recomeçar tudo de novo, que alguns clubes conseguissem perceber que a linha que separa o que realmente podem gastar e o que gastam, teria algumas consequências.

Hoje fico com a ideia que nada sei a este respeito e que parece que tudo poderá acontecer.

«João Bartolomeu revelou que vai impugnar o campeonato. Prometendo divulgar mais tarde as razões do ato, o presidente demissionário da SAD leiriense promete várias ações na próxima semana. Bartolomeu falou em "talibãs desportivos", que estão em "lugares de grande responsabilidade" no futebol português. Para o dirigente, a rescisão coletiva tem "mão de alguém por detrás", porque "80 por cento dos clubes têm salários em atraso, passivos superiores e só aqui é que avança uma rescisão coletiva". Apelando a uma investigação, promete divulgar factos nos "próximos dias" que explicarão a razão do Leiria estar a ser "alvo de ataque". "Estou orgulhoso por estes oito atletas. Queríamos competir para dar verdade ao campeonato, apesar dele estar todo falseado. O Leiria tem grandes profissionais, que lutaram arduamente para dignificar a camisola e respeitar os adversários", salientou, prometendo avançar com processos-crime e cíveis contra os atletas que não compareceram no jogo.» (In, O Jogo)

Não é com a ideia que fico, mas com a certeza, que tudo ficou na mesma ou ainda pior, porque a contra-informação e o ruído existente servirá apenas para ocultar a pouca verdade que andará por aí e descredibilizar os poucos - muitos poucos certamente - que tentarão limpar algo.

Ainda bem que ficaram algumas fotos para registar o momento. Ou daqui a umas semanas já todos tenderiam a pensar que tinha tudo sido inventado por algum canal de tv suportado por algum lobbie existente. É caso para ir buscar a teoria de que quando parece que as coisas estão mal, há sempre alguém que consegue com que o ambiente ainda fique pior. A tal revolução ou reformulação que poderia acontecer, ficou adiada. Ao contrário das temperaturas que  poraí andam, tudo leva a considerar que teremos um final de primavera e verão bastante quentes... 

3 comentários:

Anónimo disse...

It was only 4:0. How bad is the other club?? :)

Luís Leite disse...

O futebol profissional sobrevive em resultado de:

1) Especulação jornalística que estimula o clubismo e a clubite, a partir da permanente criação de "casos polémicos" e da mitificação de determinados jogadores e treinadores;

2) Reduzida cultura desportiva da população;

3) Gigantesco negócio de comissões com as transferências de jogadores, de que beneficiam empresários da bola, dirigentes de clubes e aqueles que, nas empresas e na banca se prestam a financiar um péssimo negócio.

Enquanto estes 3 fatores se mantiverem, "este" futebol continuará a sobreviver, apesar dos enormes buracos nas contas dos clubes.

Anónimo disse...

és um triste!