quarta-feira, 15 de julho de 2009

Animação Desportiva

O convite, que muito estimo, para contribuir na ‘Colectividade’ coincide com outra informação me que deixou de alguma forma surpreendido, mas também agradável. Falo de uma nova edição do livro ‘Animação Desportiva e Tempos Livres’.

E quando afirmo que fiquei surpreendido, para além da satisfação de saber que é lido, etc., é a aposta que se faz nesta área da animação desportiva como forma de ocupação qualitativa dos tempos livres que os diversos escalões etários vão tendo na actual sociedade.

Dei por mim a lê-lo novamente, página a página, e a constatar infelizmente que após 6anos, continua actualizado em alguns campos. Embora a oferta hoje seja a quase todos os níveis superior, quer em termos quantitativos quer em termos qualitativos, existem vários itens que apresentam enormes carências.

Falo da inexistência de articulação das várias entidades que de alguma forma têm a responsabilidade de criar e dinamizar programas que vão ao encontro das necessidades dos cidadãos. Necessidades de actividade física e desportiva, animação desportiva e lúdica, e recreação. Observa-se facilmente a sobreposição de actividades, datas, necessidades, oferta excessiva em alguns campos e outras que são descartadas ou esquecidas.

Nestes contextos, continuo a considerar que a animação desportiva baliza objectivos sociais, desportivos, de motricidade humana e aprendizagem numa perspectiva sistémica, que tudo está relacionado e nada nem ninguém ‘habita’ só neste mundo de consequências e estímulos vs respostas.

Um dos objectivos da animação, quer na vertente desportiva quer na vertente de construção de hábitos, é conduzir um participante ou grupo na aprendizagem ou mudança de atitudes e comportamentos, de uma forma que incentive todos os elementos a participarem. Esta abordagem invoca muito do seu esforço considerando que cada pessoa possui algo valioso e útil para compartilhar.

Sobre um futuro próximo, espero que a soma de muitas e valiosas partes, movimentos associativos e entidades de carácter desportivo, lúdico e recreativo, em que a formação e a educação não formal através desta tipologia de acções seja definitivamente um contributo fulcral para a criação de valor desportivo, mesmo que esse valor seja difícil de quantificar.

7 comentários:

José Manuel Meirim disse...

Caro Rui,

Confesso que com algum receio de comentário anónimo, não posso deixar passar em claro a tua primeira contribuição associativa.
Muito obrigado por te teres "tornado sócio".
JMMeirim

João Almeida disse...

Olá Rui,

Obrigado pela inscrição na Colectividade :)

Abraço

Anónimo disse...

Olá Rui.

Também sou gente.

Anónimo disse...

Rui Lança ?
Um dos ilustres Advogados da Ciberjus ? Mais um Jurista por aqui ? Não é despeito....se for o caso é....apenas uma subida de nível da "Colectividade"...:-)

Rui Lança disse...

De forma a clarificar o último comentário, não sou um ilustre advogado da 'Ciberjus'. Sou 'mais um' da área do Desporto (animação, gestão, formação, etc.).

De qualquer forma, espero que possa contribuir para uma cada vez melhor Colectividade.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Defendi na semana passada o meu relatório de Projecto sobre Animação Desportiva em todas as faixas etárias.
As bibliografias de Lança para mim são pequenos tesouros… No nosso País, não existem muitos autores a escrever sobre o desporto como lazer.
Aproveito para deixar a Rui Lança o meu bem-haja!
VC

Rui Lança disse...

Agradeço o reforço positivo e outro bem-haja na implementação da animação desportiva como ferramenta de formação, lazer e construção de mais valor para a nossa realidade desportiva e social.

Cumprimentos,

Rui Lança