segunda-feira, 7 de junho de 2010

Discorrendo sobre as elites II

Hoje tomou posse, como membro da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a nossa associada Maria José Carvalho.
Não lhe invejo o cargo, não o aconselho e confesso que nunca aceitaria o exercício de tais funções em solo pátrio.
De todo o modo, a mulher ganha um espaço de afirmação com a Maria José Carvalho como parte integrante desse órgão.
Para ela, como se retirará de alguns textos publicados na Colectividade Desportiva, tal facto representa, em si mesmo, um valor próprio.
E, porventura sendo suspeito - talvez menos no entender da própria - , deixem-me registar o seu trajecto como desportista, dirigente, jurista e professora de uma Escola de Desporto.
E isso conta muito para credibilizar as elites.

10 comentários:

fernando tenreiro disse...

Parabéns à Sra. Professora e felicidades para o cargo na maior modalidade desportiva.

Há oportunidades de experiência e de vida que surgem e que sendo tomadas transformam percursos e consomem-nos, nem mais, nem menos, do que outras que tivéssemos alternativamente assumido. Apenas algumas são mais responsabilizadoras e mediáticas como qualquer coisa que ligue ao futebol.

Talvez a obrigação maior surja do percurso anterior que dita os passos de acordo com a coerência que é pessoal.

O desporto em Portugal tem a maior massa crítica de conhecimento e experiência no final da presente década do que nunca teve na sua história porque tem mais pessoas e os níveis de conhecimento científico são os mais elevados.

O desafio maior, e arrebatador, será o de equacionar esse potencial visando o bem-estar da população e do país.

Anónimo disse...

Parabéns Professora, aturar os homens do futebol não vai ser mole, mas a professora tem competência para todos eles. Felicidades.

António Martins

josé manuel constantino disse...

A anterior Comissão Disciplinar da Liga afrontou os poderes instituídos no futebol a uma escala que está longe de ter sido suficientemente avaliada. A verdadeira “revolução” da Liga foi a sua Comissão Disciplinar. A Maria José tem um enorme desafio e responsabilidade pela frente e estou certo que saberá provar e honrar a sua probidade intelectual e profissional.

Anónimo disse...

A Arbitragem Profissional foi outro grande conseguimento de Hermínio Loureiro que foi minado publicamente e impedido de expandir-se para o futebol amador e de exemplo para outras modalidades.

Anónimo disse...

O José Meirim nunca aceitaria um cargo destes, assumido agora, com coragem e dignidade, pela Maria José porque nunca ninguém o convida para eles. Que cargos se conhecem desempenhados por ele? Nenhum. Ainda por cima sem serem remunerados.

PB Pereira disse...

Dra Maria José Carvalho.
Parabéns pela eleição e votos de muitas felicidades.

Maria José Carvalho disse...

Agradeço a atenção do Prof. José Manuel Meirim, de quem, naturalmente, não conheço os convites, a título gracioso ou remunerado, que lhe endereçam, mas de quem já presenciei muito trabalho voluntário e gracioso prestado a instituições, estudantes, e agentes desportivos, no domínio do Direito do Desporto.
Agradeço também aos que aqui vieram para me desejar felicidades.

fernando tenreiro disse...

Há muita gente que ninguém convida para nada.

Isso não quer dizer que não existam mais valores para além daqueles que são convidados para tudo, com o cartão certo, sempre remunerados e com o resultado em que se encontra o desporto nacional.

Quanto aos cargos do Professor Doutor José Manuel Meirim o Anónimo tem problemas de visão e isso é uma prerrogativa sua. Como o ser anónimo.

Nenhum problema virá ao mundo desde que não faça mal a ninguém, o que a resposta: 'Nenhum', ultrapassa os limites entre pessoas que se querem por bem.

Luís Leite disse...

Caro F. Tenreiro:

Voltamos ao mesmo.
Ser anónimo não é prerrogativa de ninguém.
Nem é um direito.
Tal como ter problemas de visão não o é.
É um mau uso da liberdade.
É cobardia.
Dizer (escrevendo) publicamente o que vem à cabeça sem se assumir é indigno.
Tenha paciência...

Desejo as maiores felicidades à Maria José Carvalho nas sua nova função futebolística.

Ana disse...

Parabéns à Dra Maria José Carvalho!