domingo, 12 de junho de 2011

“Idade é só um número”


Como me fui habituando desde os 13 anitos, de vez em quando paro tudo só para treinar, dirigir ou apenas observar andebol. E foi o que voltei a fazer hoje para ver o jogo Polónia vs Portugal. Para além de admiradora de muitos jogadores portugueses, fui fã do Bogdan Wenta (hoje voltou a demonstrar que quem sabe nunca esquece). Quanto ao resultado e às suas consequências palavras para quê? Como bom seria se o nosso ex-primeiro ministro fosse, como já se alvitra, estudar filosofia para Paris e levasse para o assessorar algumas pessoas que do andebol só se andam a aproveitar há já muitos anos...


Mudemos de assunto a bem da minha sanidade mental.


Ontem vibrei com a vitória da Ana Hormigo, hoje leio radiante num jornal desportivo: “Ana Hormigo teve motivos para sorrir na Taça do Mundo. E “saltou” do primeiro lugar do pódio para os braços do filho.”


Costumo comentar entre amigos/as que o melhor doping do mundo para qualquer praticante, treinador/a, ou dirigente é ter a sua família junto nos momentos desportivos importantes. Tal como ter bons amigos/as, independentemente de valia de contar com mais ou menos “massas associativas”. Bem sabemos como é diferente competir com assistências de meia dúzia de espectadores ou com milhares deles, mesmo que por vezes surjam destes assobios em detrimento dos aplausos que nos catapultam para melhores desempenhos. Mas mesmo com pouca assistência se contarmos com os que diariamente convivem, sofrem ou jubilam connosco já não nos sentimos sós e as nossas fraquezas tornam-se em ameaças para qualquer adversário.


Imaginem, pois, a felicidade que muitos dos agentes que acima mencionei terão ao dispor das presenças dos/as filhos/as nos palcos desportivos assistindo às competições, acompanhando os treinos ou estágios.


Se este é um cenário que comecei a presenciar há muitos anos a nível internacional, entre portas são raros os exemplos vindos sobretudo das mulheres do alto rendimento. Assim, por mais esta vitória, isto é, pela compatibilização entre a prática do alto rendimento e a maternidade, parabéns em dobro para Ana Hormigo e para todas aquelas que, sem qualquer suporte específico e cultura propicia a tal, conseguem permanecer, parar e voltar e ter uma prática desportiva prolongada e feliz, como é bem evidente em mais um bom exemplo recolhido de quem é líder no desporto mundial. Vejam que bonito é...


Um dia, quem sabe, também nós chegaremos a padrões elevados de compreensão pelos direitos humanos e pela paridade na cidadania...!!





9 comentários:

antonio cunha disse...

Belo jogo de andebol, com todos os condimentos para apreciar o quanto é belo e o jogo de andebol em que a luta, a tecnica e competência dos jogadores e treinadores vêem ao de cima.Mas fazer comparações entre o Andebol português e o polaco ...só em jogos de ficção ou entretimento!.Parabens aos nossso atletas e treinadores.Gostei muito e aprecio este aspecto do jogo a arbitragem, BRILHANTE na aplicação da LEI da VANTAGEM, FALTA ATACANTE e REGRAS BáSICAS(dribilings,passos,3' e violação)
antónio cunha

Anónimo disse...

Horacio Madeira Beltrão Poiares também comentou a ligação de Maria José Carvalho.
Horacio Madeira Beltrão escreveu: "Também sou viciado... Maria José: Bogdan Wenta e Waskiewicz eram em 1989 as "estrelas" bem respeitadas e temidas pelos seus adversários no Campeonato do Mundo (Mundial B) em França e considerados jogadores geniais. Quanto ao Colectividade Desportiva também sou viciado e lá costumo ir colher e aprender sobre a temática desportiva deste país de vistas curtas , invejas e cheio de incompetentes que não largam os seus lugares , pois estão alapados.... Só empurrados... Parabens pelos teus comentários sempre oportunos. Bjinhos"
HPoiares

Anónimo disse...

Horacio Madeira Beltrão escreveu:
"Concordo com as opiniões do Prof. António Cunha certamente a pessoa que mais sabe, conhece o andebol e o acompanha, e reforço a tentativa de comparar o nosso andebol com o andebol polaco:basta verificar as presenças constantes da selecção polaca nas provas internacionias (C. Mundo , J.O. e C. europeus) e ver onde jogam quase todos os jogadores da sua equipa (Espanha e Alemanha). Quanto à nossa selecção gostei do seu empenho, e são merecedores dos nossos aplausos, mas como sempre estávamos à espera de um milagre ou de um deslize polaco.... ou por exemplo excesso de confiança. Como é costume agora dizer-se hà mais andebol para além da participação no Europeu......"
HP.

F. Canha disse...

Li hoje que nos Jogos do Mediterrâneo de Lutas Olimpícas disputado no Montenegro, o nosso País obteve uma medalha de ouro e uma de prata em Luta Feminina.

F. Canha disse...

Faltou o resto para enquadrar...
E a vencedora também se 'dopou' com um abraço do filho.

Armando Inocentes disse...

Não há dúvida que é lindo este tipo de doping!

Tal como é lindo ver o pai ou a mãe, treinadores, acarinharem o filho, ou a filha, na derrota... em vez de estarem preocupados em fazer dele (ou dela) aquilo que não conseguiram ser.

Infletindo um pouco, na realidade "idade é só um número"...

Que o diga, por exemplo, Ticha Penicheiro aos 36 anos...

Lindo também é ver a Maria José "parar tudo" e dizer isto com a felicidade que ressalta do seu escrito.

Pena é vivermos numa sociedade onde continua a haver, como diz Taylor Caldwell, "homens mortos aos quinze anos e sepultados aos setenta e cinco".

Maria José Carvalho disse...

F. Canha,

Obrigada pela sua informação.
Pena é que a façanha que leu relativamente à luta feminina passe tão despercebida da generalidade dos portugueses e que sejam sobrevalorizadas bagatelas desportivas do desporto masculino e episódios desprovidos de qualquer interesse desportivo.
Enfim reina a visibilidade de uns e a invisibilidade de outras...
Cordialmente, mjc

Maria José Carvalho disse...

Caro Armando,

Grata pelo seu complemento: "Tal como é lindo ver o pai ou a mãe, treinadores, acarinharem o filho, ou a filha, na derrota... em vez de estarem preocupados em fazer dele (ou dela) aquilo que não conseguiram ser."
Tem toda a razão e teríamos, no "seu Karaté" e e em muitas outras modalidades, casos suficientes para muitos escritos...

Bjinho, mjc

Maria José Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.