quinta-feira, 28 de março de 2013

“O conhecimento é universal”: João Boaventura


Serei breve neste registo, mas não poderei deixar de expressar sentidas palavras para um dos homens que muito me sensibilizou nos últimos tempos e com o qual estabeleci uma relação invulgar de nobre cordialidade e amizade.
Recebi o seu último email em 4 de fevereiro deste ano, não nos despedimos, mas também nunca nos apresentamos. Conhecemo-nos neste blog e paulatinamente estabelecemos laços que se iniciaram por partilhas de informações de índole desportiva e jurídico-desportiva e se fortificaram com a troca de poesia, de música, de paisagens, de livros, de fotografias, enfim, momentos repartidos muito bonitos, muito ricos que nos levaram a sorrir, a refletir, a contemplar e até a chorar como, sem qualquer pejo, ambos confessamos.
Infelizmente, não sou a pessoa mais habilitada para falar de João Boaventura, do seu percurso e méritos profissionais, da sua personalidade e carácter. Não lhe conheci sequer o sorriso, o olhar ou a voz, mas conheci, ainda que uma ínfima parte, a sua delicadeza, a sua elevação no trato, a sua bondade, a sua cultura, a sua vontade em partilhar o conhecimento, pois entendia que este é universal.
Vai ser difícil, e sobretudo muito triste, abrir continuamente o correio electrónico e não voltar a ter as surpresas do João, o meu bom amigo dos dois últimos anos!

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito belo o texto de Maria José Carvalho.

Quem dera que a perda do Mundo chamada João Boaventura pudesse ser compensada com uma flor nascida em honra à Sua memória.
E perdurasse.

Talvez

José Correia disse...

Também o não conheci pessoalmente. Mas li alguns dos seus refinados comentários que aqui colocava. Apreciei a sua profundidade e dei-me conta da sua dimensão cultural. Fica aqui agora que acabo de tomar conhecimento do seu desaparecimento a minha curva à sua memória e à sua alma.

José Pinto Correia

José Correia disse...

Não o conheci pessoalmente. Mas fui-me habituando a ler os seus profundos comentários aqui. Revelava-se na densidade da sua cultura e era muito bom lê-lo. Curvo-me agora perante a sua memória e formulo os desejos de que a sua alma possa ter a merecida paz.

José Pinto Correia

Armando Inocentes disse...

Cara Maria José, sou mais um dos que não contactou pessoalmente com João Boaventura, mas "partilhar o conhecimento" era, sem dúvida, uma das suas predileções! João Boaventura tinha sempre a gentileza de responder a tudo, acrescentando sempre algo, e sempre que o contactava sabia que a resposta viria, era só aguardar um pouco...!

Não nos esqueremos dele, será a sua vez de aguardar um pouco por nós!

Um abraço amigo!

Anónimo disse...

O nosso mundo perdeu um Homem. Homem impar. Um Homem, passe a redundância, carregado de humanidade, sabedoria e, sobretudo, de afecto por todos aqueles que com ele se cruzaram ao longo da vida. Eu fui um dos que tiveram essa sorte. Não seria o mesmo se não tivesse convivido com ele, diariamente, ao longo de anos na DGD. Pena é que alguns "sábios" que passam por este blog não o tenham conhecido pessoalmente. A alguns destes faltou-lhes, na vida, pelo menos nas coisas do desporto, um "pai intelectual". Eu perdi um dos meus patronos.
Até sempre João.

Anónimo disse...

Ver no Rerum Natura "
Sobre a Ordem dos Professores e "In Memorian" de João Boaventura (1)"
http://dererummundi.blogspot.pt/2013/03/sobre-ordem-dos-professores-e-in.html

josé manuel constantino disse...

Um dos grandes homens da educação fisica nacional a quem devemos um dos mais prósperos momentos de produção bibliografica na administração púbica desportiva.Deixa um legado de estudo e reflexão que oxalá possa ser preservado e divulgado.

Luís Leite disse...

Não conheci João Boaventura pessoalmente.
Mas o que li dele neste forum, foi suficiente para identificar um homem extremamente culto e inteligente, com quem me habituei a aprender.
Vai fazer falta.
Muita.