quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dar o SALTO

Quer no blog quer através de textos que são possíveis ir lendo na imprensa desportiva e não só, sabemos que existe uma necessidade de dar um salto qualitativo (e também muito quantitativo) no nosso desporto. A diversos níveis, como as diversas temáticas que vão sendo aqui abordadas.

Curiosamente o SALTO é uma plataforma mundial de recursos para projectos de âmbito desportivo, social e organizacional, feita por todos nós: profissionais, estudantes, professores, animadores, coordenadores de projectos, voluntários, etc.

É uma plataforma que apresenta um campo deveras interessante: o treino ou 'training', composto por diversas acções de formação espalhadas pelos vários países europeus que possui algo como ferramentas para a realização de projectos, recursos financeiros, dinâmicas de grupo, dinâmicas para acções que sejam desenvolvidas (como na área do treino, aulas, formação, animação, gestão, etc.) ou então os excelentes t-kits (o download de qualquer um deles é gratuito).

Áreas como o networking, o empreedorismo empresarial e social, gestão de emoções, aspectos muito práticos na gestão de projectos, as necessidades e as ferramentas para formação e gestão, questões comportamentais, culturais e de civismo estão ao passo de um clique. Porque o desporto apesar de ser uma área muito específica, vive também ela inserida numa abordagem sistémica quer ao nível da educação quer ao nível de uma sociedade com inúmeras áreas, o desporto nesta plataforma é inserido no seio de algo mais transversal.

Este SALTO dedica-se a uma fase de formação e training para qualquer interessado. É este salto que o nosso desporto poderá e deverá dar, através da educação e formação escolar, universitária e social. É necessário que as licenciaturas, formações, ensino alarguem bastante o leque de conteúdos e temáticas. As que existem são importante, mas é preciso acompanhar os bons exemplos que vamos observando.

Já existem Universidades, Institutos Politécnicos, Escolas Superiores, Escolas Secundárias, Acções de Formação que apresentam nos seus currículos ou conteúdos, áreas como o empreendorismo organizacional e social, gestão e liderança de equipas, o trabalhar em equipa não só no desporto 'jogado' mas também nas equipas de projectos, gestão de emoções, o poder das networkings ou coaching. É preciso que sejam alargadas à oferta de todos os cursos e formações das nossas áreas.

Estas competências técnicas e comportamentais serão (não serão já?!) sem grandes dúvidas indicadores de diferenciação (e sucesso) nos projectos e na forma de estar no nosso dia-a-dia face às dificuldades e oportunidades que vão surgindo no ambiente que nos rodeia. É preciso algo mais para que perante um mundo de crise e oportunidades simultaneamente, existam não só organizações a chorar mas outras que queiram e saibam vender lenços. É este SALTO que poderemos e deveremos querer dar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já conhecia o site, embora o mesmo exije algum tempo de procura inicial.

Não conhecia os kits, que me parecem à primeira vista bem elaborados. Deixo-vos a indicação que também existe uma revista de educação não formal chamada Coyote que também se pode tirar da net.

Saudações

Anónimo disse...

Hello dude!

It is my first time here. I just wanted to say hi!