terça-feira, 10 de junho de 2008

Um outro campeonato

Neste período de intenso caudal informativo em torno das incidências do Campeonato da Europa de Futebol considero importante esta colectividade aproveitar o evento para prestar um contributo didáctico aos leitores.

O World Development Movement é um conhecido movimento social de origem britânica dedicado à promoção do desenvolvimento humano e ao combate à pobreza.

Esta organização aproveitou a projecção do Euro 2008 para fazer um exercício divertido e interessante sobre alguns temas prementes na agenda política sobre o desenvolvimento humano.

Com efeito, uma vez que não existe nenhuma selecção britânica em prova, elaborou - a partir das equipas participantes no campeonato - uma classificação da equipa de futebol “eticamente melhor” para ser apoiada.

Para tal desiderato agregou, com base em diferentes fontes estatísticas e documentais - devidamente reportadas -, diversos indicadores sociais e económicos de desenvolvimento, como a emissão de carbono, as despesas de saúde, as despesas militares, a percepção de corrupção, a electricidade a partir de energias renováveis ou o nível de distribuição da riqueza.

Confira aqui os resultados finais deste campeonato.

Sem comentários: